Portal IFNMG - Governo lança movimento pela paz e MEC publica cartilha de orientações para ambiente escolar mais seguro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Governo lança movimento pela paz e MEC publica cartilha de orientações para ambiente escolar mais seguro

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h08

O movimento prevê uma campanha que começa hoje, 20. O IFNMG e outras instituições participam da ação, por meio de adesão do Conif

Nesta quinta-feira (20/4) o Governo Federal lança a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, para sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. Governos estaduais e municipais serão convidados a participar desse movimento. As instituições da Rede Federal, por meio de adesão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), integram o movimento pela paz. Além desta ação, o Ministério da Educação (MEC) publicou ontem, 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”.

O movimento pela paz conta com o uso das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura e chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança nas escolas, após os episódios de violências e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, de violência e de agressividade. Entre as ações integradas que o governo federal deu início, está a Operação Escola Segura, que atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

Cartilha

A cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar” foi publicada nesta quarta-feira (19), em formato digital, e visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.

O documento apresenta orientações distintas para os entes federados, para as redes e instituições de ensino. Também informa os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

Acesse os canais para denúncias:

https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

https://api.whatsapp.com/send?phone=5561996565008

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi. Texto adaptado pela Diretoria de Comunicação Social da Reitoria do IFG.

CARD Linkedin 1920x1080

Fim do conteúdo da página