Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG podem opinar sobre como deve ser a seleção de novos alunos a partir de 2024 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h39 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h57

Por meio de formulário disponível no sistema acadêmico Cajuí, estudantes do IFNMG de todas as unidades, de cursos presenciais e superiores, poderão opinar sobre as formas de seleção de alunos do Instituto a partir de 2024. O formulário ficará disponível até a próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 8 horas.

Os estudantes poderão opinar sobre as formas de ingresso em três tipos de cursos: técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitantes /subsequentes e FIC (cursos de formação inicial e continuada, de curta duração). Entre as opções, os respondentes poderão escolher entre análise curricular (histórico de notas escolares), prova ou sorteio.

A consulta aos estudantes consiste em mais uma etapa  do processo de reflexão e discussão que está sendo empreendido em todo o IFNMG acerca dos modelos de seleção de novos alunos para seus cursos. Cada unidade do Instituto tem promovido discussões com suas comunidades sobre o modelo de processo seletivo que entende ser o ideal.

Para munir a comunidade de dados sobre formas de ingresso e balizar essas discussões, foi designada uma comissão que produziu o documento Processos Seletivos no IFNMG: Reflexões necessárias. O documento traz o histórico de como se deu, ao longo do tempo, as seleções de novos alunos no IFNMG, relacionando informações quanto aos perfis econômico, educacional e social dos candidatos. Apresenta análises sobre as diferentes formas de ingresso nos cursos técnicos - provas e análise do histórico escolar (análise curricular) -, incluindo uma comparação entre os custos de ambos. O documento apresenta, ainda, informações sobre experiências de outros institutos federais, incluindo o caso de uma instituição que realiza processo seletivo por sorteio.

Os resultados da consulta que está em andamento com os alunos, por meio do formulário no Cajuí, bem como das discussões e deliberações dos campi, serão levados ao Colégio de Dirigente do IFNMG, que tratará do tema em sua próxima reunião, no dia 18 de maio, com transmissão ao vivo pelo canal do IFNMG no Youtube.