Portal IFNMG - Núcleos de Inovação Tecnológica do IFNMG, IFMG, IFGoiano, IFSudeste e CEFET-MG se unem para propagar a cultura da inovação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 17h59 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 18h40
Inovacao Conectada O arranjo Inovação Conectada desenvolverá ações para fortalecer e consolidar o papel do NITs no desenvolvimento científico e tecnológico. O compartilhamento de experiências e recursos é um dos pilares da parceria, que já está em andamento. Para ficar por dentro das novidades, acompanhe as redes sociais dos integrantes do projeto:
IFNMG: @nit_ifnmg  |
IFMG: @nitifmg   |   IFGoiano: @ifgoiano   |   IFSudeste: @ifsudestemg   |   CEFET-MG: @cie.cefetmg

Em uma iniciativa inovadora, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cinco instituições de ensino do país formalizaram uma parceria para fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) se uniram para formar uma rede de colaboração em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A parceria entre os NITs tem como objetivo principal compartilhar conhecimento, experiências e recursos para impulsionar a pesquisa e a inovação nas áreas de atuação das instituições envolvidas. Com isso, espera-se que os pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma maior variedade de tecnologias e possibilidades de pesquisa, além de terem mais oportunidades para participar de projetos em conjunto e de eventos científicos e tecnológicos.

Entre as ações do Inovação Conectada promoverá, estão: realização de cursos assíncronos de conteúdos com foco em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo; cursos para a formação de agentes de inovação; capacitações com foco nos ambientes de inovação e empreendedorismo; e divulgação de materiais informativos e das tecnologias protegidas pelas instituições que compõem o arranjo.

De acordo com a coordenadora do NIT do IFNMG, Gabriella Saraiva, “a parceria será fundamental para ampliar a capacidade de inovação das instituições, gerando novas oportunidades de negócios e promovendo o desenvolvimento econômico e social do país. Além disso, a rede de colaboração também permitirá o estabelecimento de parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa, facilitando a transferência de tecnologia e a criação de soluções inovadoras para a sociedade”, enfatiza.

A parceria entre os NITs do IFNMG, IFMG, IFGoiano, IFSudeste e CEFET-MG já está em andamento e tem a expectativa de gerar resultados significativos até fevereiro de 2024. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica que conta ainda com outros arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica de instituições de ensino dos quatro cantos do Brasil.

“a parceria será fundamental para ampliar a capacidade de inovação das instituições, gerando novas oportunidades de negócios e promovendo o desenvolvimento econômico e social do país. Além disso, a rede de colaboração também permitirá o estabelecimento de parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa, facilitando a transferência de tecnologia e a criação de soluções inovadoras para a sociedade”, enfatiza a servidora e coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFNMG, Gabriella Saraiva

O compartilhamento de experiências e recursos em prol da inovação é um dos pilares do arranjo. Gabriella Saraiva destaca que a parceria é uma oportunidade única para que as instituições possam compartilhar experiências e recursos em prol da inovação. “Estamos muito animados com essa parceria. Acreditamos que, juntos, podemos fazer muito mais pela ciência e pela tecnologia no Brasil. Essa rede de colaboração será fundamental para impulsionar a pesquisa e a inovação em nossas áreas de atuação”, pontua a servidora.