Portal IFNMG - Professores do IFNMG podem participar de seleção de credenciamento para docente do mestrado ofertado pelo ProfEPT Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG podem participar de seleção de credenciamento para docente do mestrado ofertado pelo ProfEPT

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 19h53 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 16h52

Docentes efetivos do IFNMG e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem se inscrever, por meio do Edital nº 01/2023, no processo de credenciamento de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional.

Para o IFNMG, o Edital nº 01/2023 prevê o credenciamento de dois docentes. Entre os requisitos, os docentes interessados nas vagas do IFNMG precisam atender aos seguintes requisitos gerais: ser docente efetivo do IFNMG, com título de doutor, que atue em regime de trabalho de 40h ou dedicação exclusiva, portadores do título de Doutor; apresentar produção científica intelectual; ter disponibilidade de 15 horas de dedicação ao programa;; e ter experiência em orientação.

Como se inscrever

As inscrições já estão abertas e terminam no dia 12 de junho de 2023. O pedido de credenciamento deverá estar acompanhado de uma cópia atualizada do Currículo Lattes; dos formulários preenchidos (anexos 2, 3 e 4 do Edital nº 01/2023); e de uma carta de anuência (anexo 5 do Edital nº 01/2023) da Direção do Campus em que atua, declarando ciência da necessidade de 15 horas semanais dedicadas ao ProfEPT.

As inscrições deverão ser feitas, por e-mail, junto à coordenação da Instituição Associada (IA) em que deseja atuar. No caso do IFNMG, a Instituição Associada é o IFNMG-Campus Montes Claros. O coordenador do ProfEPT no IFNMG é o servidor Antônio Carlos Soares Martins. O e-mail do ProfEPT no IFNMG é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para acessar o Edital nº 01/2023 e seus anexos - Credenciamento ao quadro de Docente Permanente do ProfEPT - 2023

Requisitos para participar do processo de credenciamento

O ProfEPT busca por meio do edital de credenciamento nº 01/2023 docentes com Doutorado em Ensino ou em Educação ou nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou Linguística, Letras e Artes. Os candidatos precisam demonstrar interesse em pertencer à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” com pesquisa e/ou publicação científica que contemple as áreas de história e memória da educação, organização e planejamento do currículo integrado, organização e planejamento de espaços pedagógicos formais e não formais. ou pesquisas na EPT.

Os candidatos podem possuir também pesquisas que considerem os Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que estruturam a linha de pesquisa "Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT”, a saber: Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT; Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT; e Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT.

Clique aqui para acessar a área de concentração e os macroprojetos da linha de pesquisa "Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT”.

Também é requisito específico ministrar as disciplinas obrigatórias de Metodologia de Pesquisa e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, bem como outras conforme a necessidade do programa.

Convite aos docentes do IFNMG

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Edinei Canuto Paiva, destaca que o ProfEPT é um importante programa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica na área de ensino, que tem como objetivo formar profissionais capazes de contribuir para a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica no país. O pró-reitor reforça que o edital de credenciamento ao quadro de docentes permanentes é destinado a professores doutores que atuem em áreas afins à Educação Profissional e Tecnológica.

“E estou certo de que, entre os servidores do IFNMG, há muitos nomes que atendem a esse perfil. Vale lembrar que o IFNMG disponibiliza diárias e passagens aos docentes do programa para se deslocarem do campus de origem para ministrarem aulas no Campus Montes Claros”, informa Edinei Canuto.

Fim do conteúdo da página