Portal IFNMG - Caravana do IFNMG chega a Fortaleza para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 09h31 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 09h35
imagem sem descrição.

Uma comitiva integrada por 17 alunos e cinco egressos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG, além de servidores, acaba de chegar a Fortaleza para participar da 2ª fase da V Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2022, que acontece de hoje, dia 19, até o próximo domingo, 21 de maio – o cronograma ficou atrasado em função da pandemia da covid-19. Os estudantes e egressos são dos Campi Araçuaí, Janaúba, Januária, Montes Claros, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Além de fazer a prova, que na 2ª fase é composta por questões dissertativas, os estudantes terão a oportunidade de aproveitar toda a programação do evento, um encontro entre alunos e professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) de todo o país. Serão palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e uma novidade em relação às edições anteriores: uma feira de ciências aberta para as escolas estaduais, municipais e particulares de Fortaleza e região.

Na caravana do IFNMG que viajou para a capital cearense, está Jhonatan Ruan Alves Santana, aluno do curso técnico em Eletrotécnica, do Campus Porteirinha. Para esta fase da OMIF, ele diz ter estudado um pouco, inclusive por meio de algumas listas de exercícios dos conteúdos contemplados na Olimpíada. “Estou ansioso e espero ter uma boa pontuação para levar a medalha para casa”, aposta. Jhonatan conta que já gostava de Matemática antes, mas no ensino médio no IFNMG melhorou seu desempenho na disciplina e passou a gostar ainda mais.

Estudante com deficiência intelectual e múltipla, ele aponta o incentivo da profissional de atendimento educacional especializado (AEE) que o acompanhava na ocasião das inscrições para a OMIF, Fernanda Custódio Alves, como decisivo para sua participação. Além da confiança para as provas, o estudante leva na bagagem a expectativa de conhecer uma nova cidade, em um novo estado brasileiro. Na viagem a Fortaleza, Jhonatan é acompanhado pela profissional de AEE que o atende atualmente no IFNMG, Jeniffer Bruna Nogueira da Silva.

De acordo com o regulamento da V OMIF, os participantes com deficiência têm direito a condições especiais de realização da prova. No momento da classificação, todos os participantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) “concorrerão em igualdade de condições com os demais participantes às medalhas [ ouro, prata, bronze e menção honrosa] destinadas para a ampla concorrência”. Além destas, o regulamento prevê, também, uma reserva de medalhas para esses participantes.

Copia de Campi Januaria e Almenara 4

Medalhas e dedicação

Ana Maria Fernandes da Silva, do curso técnico em Informática do Campus Teófilo Otoni, também está participando da 2ª fase da OMIF. A estudante já traz um currículo bem recheado: “Já participei muitas vezes de olimpíadas de matemática, como a OBMEP, em que ganhei duas medalhas de bronze, uma de prata e uma menção honrosa. Na OMIF, em 2021, conquistei uma medalha de bronze”. Como nas outras competições participou de provas online, a estudante está muito animada com a experiência da viagem e de participação do evento, de forma geral. “Acho que vai ser uma experiência incrível e inesquecível, tanto para minha vida acadêmica quanto pessoal”, ressalta.

Para Jamilly Mendes Dantas, do curso técnico em Edificações do Campus Montes Claros, a relação com a disciplina Matemática sempre foi um desafio. Por perceber que sua maneira de estudar a matéria estava sendo ineficiente e por tomar consciência da importância que a matemática desempenha em provas concorridas, ela decidiu investir nos estudos da matéria, inclusive por meio da assintura de uma plataforma de estudos.

Esta será a primeira experiência com esse nível de prova de Matemática, dissertativa, e Jamilly está levando isso muito a sério, com dedicação: “Meu método de estudo foi através da resolução dos cadernos de questões dos anos 2018 e 2019, da própria olimpíada. Além disso, tive acesso às resoluções das questões, passo a passo, para compreender melhor a lógica e o modelo de cada alternativa proposta.” Para a viagem, ela guarda as melhores expectativas: “Uma viagem longa e divertida com pessoas diferentes, palestras e minicursos que irão aprimorar o nosso conhecimento em diversas áreas da Matemática”.

Os estudantes da caravana do IFNMG também estão sendo acompanhados pela coordenadora de Programa, Projetos e Protagonismo Estudantil do Instituto, Ivone Nilma Santos, e dos professores de Matemática Arilson Rodrigues de Souza e Eilson Santiago (do Campus Salinas) e Uirá Norberto Matos de Almeida (do Campus Porteirinha).