Portal IFNMG - IFgênia, estudante de curso técnico do IFNMG, entra para a equipe de comunicação do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFgênia, estudante de curso técnico do IFNMG, entra para a equipe de comunicação do Instituto

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 18h02 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 19h36
IFgênia é uma persona, um avatar. Ou seja, IFgênia é uma personagem fictícia que representa os estudantes
do IFNMG e os jovens do Norte e Noroeste de Minas, e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Departamento de Comunicação criou o avatar da IFgênia para interagir com o público-alvo do Instituto nas redes sociais e em
canais de atendimento, como o Instagram e o WhatsApp. Mídias digitais e peças comunicacionais
também poderão contar com a personificação da IFgênia

O avatar da IFgênia está em um ambiente externo em frente ao um prédio do IFNMG. Ela é uma estudante negra com cabelos longos, cacheados e volumosos. Ela veste uma blusa verde e uma calça jeans e está fazendo joia com as duas mãos.Essa é a IFgênia Silva Oliveira, uma personagem fictícia que representa os jovens da área de abrangência do IFNMG. O avatar foi criado no Instagram e será usado nas produções e interações digitais e comunicacionais no âmbito do Instituto. "Estou ansiosa para que todos me conheçam”, afirma a persona IFgênia

IFgênia Silva Oliveira é uma estudante de 16 anos. Ela mora no Norte de Minas e estuda no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). IFgênia faz o curso Técnico em Informática para Internet e o ensino médio, ao mesmo tempo, ambos no IFNMG. Isso é possível porque ela ingressou pela modalidade Integrado.

O grande sonho de IFgênia é ser a primeira pessoa da família a fazer faculdade. Quando foi aprovada para o Instituto, uma janela de oportunidades se abriu diante dos seus olhos. Ela passou a acreditar que era possível. Os pais da IFgênia também passaram a acreditar e, mesmo com as dificuldades financeiras que enfrentam, dão todo o apoio para a filha.

Ao que tudo indica, IFgênia será a primeira da família a ingressar em uma universidade. Ela gosta de todas as matérias, mas a preferida é matemática. Ela também lê muito. Fez o compromisso de ler pelo menos um livro por mês, sem contar as leituras obrigatórias da rotina escolar. Não é à toa que ela foi muito bem na prova do Enem que fez como treineira. Na redação, ela tirou 980 pontos.

“Estou bastante comprometida. Estudo todos os dias, reviso os conteúdos e sempre faço exercícios e simulados. Toda semana, eu escrevo pelo menos duas redações. O processo requer disciplina e foco para que eu consiga no término do terceiro ano alcançar a nota necessária para eu conseguir entrar na faculdade”, conta IFgênia.


Uma persona é um perfil fictício que representa um grupo específico de usuários de um produto ou serviço. No caso do IFNMG, a IFgênia foi criada tanto para interagir nos canais digitais quanto para orientar o desenvolvimento e aprimoramento da comunicação no Instituto. IFgênia é uma ferramenta que ajuda a potencializar a missão do Instituto e a comunicação pública. A fim de reconhecer e valorizar o significado de representatividade, IFgênia será essencial para fortalecer a identidade, cultivar relacionamentos e alcançar os objetivos estratégicos – sobretudo os relacionados à comunicação – do IFNMG.


IFgênia no mundo da tecnologia

A persona de IFgênia está em pé em um ambiente fechado. Ao fundo, há um poster desfocado com logomarcas do IFNMG. Do lado esquerdo tem um banner do Seminário de Iniciação Científica de 2022, como se a persona tivesse apresentado o trabalho. Do lado direito tem uma carteira escolar, sobre o assento tem uma mochila na cor marrom aberta e sobre o suporte de braços há quatro livros empilhados. O avatar da IFgênia está em pé no centro da imagem. Ela veste uma blusa verde, uma calça jeans na cor azul clara e um tênis branco. IFgênia é uma aluna bastante dedicada. Já foi monitora, já participou de projetos de extensão e de pesquisa.
Em 2022, participou do Seminário de Iniciação Científica (SIC) com a apresentação de um trabalho sobre os
estudantes do IFNMG e o acesso deles à internet. IFgênia integra, agora, a equipe de comunicação do Instituto

 

A estudante ainda não decidiu qual curso tentará, mas já sabe que quer trabalhar com tecnologia. Ela já pesquisou sobre as áreas de desenvolvimento web, segurança da informação e desenvolvimento de softwares. “Estou de olho nas instituições que ofertam cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação”, relata a estudante.

IFgênia também gosta de redes sociais. Ela tem um perfil no Instagram onde publica momentos de sua vida de estudante no IFNMG. Ela também sempre informa no seu perfil as oportunidades que fica sabendo. “Quero que todos os jovens tenham acesso a oportunidades como tive e estou tendo. Divulgo os processos do Instituto, cursos de extensão, projetos de pesquisa e tudo o que possa motivar as pessoas a valorizar o conhecimento. Até dou dicas de matemática, português, história e geografia. Uso o Instagram para distrair, para aprender e para divulgar informações”, explica.


Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), a maioria dos estudantes do IFNMG se declaram pretos
e pardos. Outros dados da PNP e de pesquisas sobre o público-alvo e a área de abrangência do Instituto contribuíram para a elaboração da persona. A ideia do nome – IFgênia – foi da servidora e jornalista Juliana Paiva, do Departamento de Comunicação do IFNMG. Já os sobrenomes “Silva” e “Oliveira” foram escolhidos porque são os dois sobrenomes mais comuns em Minas Gerais. A consulta foi feita no site Genea Minas.


Recentemente, IFgênia passou em uma seleção para ser estagiária no Departamento de Comunicação do IFNMG. Entre suas atribuições no universo digital e das redes sociais, ela ficará responsável pelo Instagram, Whats App e por produtos e peças comunicacionais. Além de fazer publicações, ela vai responder mensagens, conversar com os seguidores e mostrar o que pensa em relação às postagens.

“Fazer estágio no Departamento de Comunicação será uma experiência única. Eu amo o Instituto. E eu acredito no poder transformador da educação. Estou ansiosa para que todos me conheçam”, afirma IFgênia, que está de prontidão para iniciar suas atividades. 

Fim do conteúdo da página