Portal IFNMG - Unidades do IFNMG em Janaúba e Porteirinha evoluem de Campus avançado para Campus Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h03 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h07

Por meio de Portaria do Ministerio da Educação divulgada nesta quarta-feira, 8/5, os dois campi avançados do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Janaúba e Porteirinha, foram elevados a Campus.

Com a nova tipologia, as unidades irão dobrar o número de servidores: de 20 docentes para 40 e de 13 técnico-administrativos para 26. Isso potencializará a ampliação de cursos, projetos, oportunidades e estudantes atendidos.

Dos 75 campi avançados até então existentes no Brasil, a Portaria transformou 18 em campi. Segundo a reitora do IFNMG, a qualidade e os resultados do árduo trabalho desempenhado pelos servidores foi fundamental para que as unidades do IFNMG fossem contempladas. “Agradeço muito a todo o IFNMG, ao Colégio de Dirigentes e às comunidades de Porteirinha e Janaúba que com muito esforço entregaram todos os critérios necessários para essa transformação, para esse crescimento”, disse a reitora em vídeo divulgado pelas redes sociais do Instituto.

Janaúba

aerea janauba

O Campus Janaúba começou suas atividades em 2014 no CAIC da cidade com cursos de formação inicial e continuada. No ano seguinte, migrou para um pequeno prédio no centro da cidade cedido pela prefeitura, que recebeu várias reformas e adaptações para abrigar o campus e passou a receber cursos técnicos integrados em 2016. O prédio continuará a ser utilizado para cursos noturnos e cursos vinculados a financiamento externo.

Em fevereiro deste ano de 2024, depois de alguns anos de muita dedicação e articulação, o campus passou a funcionar no seu novo prédio, com mais de mil metros quadrados de construção. A unidade conta hoje com aproximadamente 850 estudantes matriculados em cursos técnicos (integrados e concomitantes e subsequentes) e cursos de formação inicial e continuada.

“Esse é um momento histórico! Essa expansão de servidores vai permitir que a gente possa chamar a comunidade para debater e implantar novos cursos, gerar mais matrículas, fazer pesquisa e extensão de forma sólida e ampliar as oportunidades para a nossa região da Serra Geral”, disse o diretor do Campus, Fernando Barreto Rodrigues, que destacou que a unidade muda de patamar e agora continuará lutando por uma expansão ainda maior futuramente.

Porteirinha

aerea porteirinha

Também na Serra Geral, o Campus Porteirinha começou sua instalação em 2015, no espaço cedido pela prefeitura que abrigava o antigo CAIC. O local passou por várias reformas e adaptações, e os cursos presenciais começaram em 2016. Atualmente, a unidade conta com 230 estudantes em cursos técnicos integrados, 100 no curso superior bacharelado em Sistemas de Informação e 100 em cursos de formação inicial e continuada.

“A mudança de tipologia é um avanço considerável para o Campus Porteirinha, para os estudantes e a comunidade em geral, significa mais oportunidades educacionais para os estudantes da região e além, abrangendo diversas áreas do conhecimento; e também envolve a possibilidade de investimentos em infraestrutura, incluindo a construção ou reforma de prédios acadêmicos, laboratórios e outras instalações, melhorando assim o ambiente de aprendizado”, disse o diretor do Campus, professor Pedro Paulo Pereira Brito.

Novos cargos

Para a ocupação desses e de outros cargos e funções aguardados pelo IFNMG, ainda é necessário que o governo encaminhe e aprove um projeto de lei, seguido de outros trâmites de aprovação e distribuição dos cargos para, enfim, se chegar aos processos de remoção e concurso. Caso o projeto de lei seja encaminhado e aprovado em 2024, como está inicialmente previsto, a lei entraria em vigor em 2025.