Portal IFNMG - Encontro histórico entre representantes de comunidades tradicionais, pesquisadores e movimentos sociais debate propostas educacionais para o IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 14h41 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 15h05

Representantes de 73 povos e comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha (quilombolas, congadeiras/es, artesãs, mestras/es, povos de terreiro, indígenas), pesquisadores, servidores públicos, movimentos e organizações sociais que atuam na defesa dos direitos de comunidades tradicionais se reuniram nos dias 1 e 2 de junho em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para a primeira Oficina de Consulta Prévia, Livre e Informada do IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas, a nova unidade do Instituto que já foi oficializada pelo governo federal e está em processo de implementação.

1.png

Participaram do encontro 254 pessoas. Entre as/os participantes, além das lideranças de povos e comunidades tradicionais de Minas Novas e entorno, também participaram pesquisadores/as de Institutos e Universidades Federais, representantes da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’GOLO), do Ministério Público de Minas Gerais - CIMOS e do movimento cultural do Vale do Jequitinhonha. O evento foi realizado pelo IFNMG e pela Prefeitura de Minas Novas em parceria com a Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (COQUIVALE), Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais (CPT/MG), Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG).

WhatsApp Image 2024-06-04 at 11.40.29.jpeg

O encontro foi realizado na Escola Municipal Gabriela Leite Araújo e teve o protagonismo dos representantes dos povos e comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha. O evento foi repleto de intervenções artístico-culturais (música, cantigas, rodas de tambores, exposição de artesanato), práticas de interação, momentos de informação e debates. Através da metodologia do pensamento redondo, criada por Frei Chico e Carlos Rodrigues Brandão na relação com o povo do Vale do Jequitinhonha, desenvolveu-se um diálogo sobre educação, cultura,  fazeres, conhecimentos, direitos fundamentais e as trajetórias de luta e resistência dos povos e comunidades tradicionais do Vale. O IFNMG reforça seu compromisso com os direitos à educação e luta por uma vida digna e pelo respeito à diversidade e plurietnicidade constitutiva da sociedade brasileira. Os diálogos realizados vão subsidiar a construção de diretrizes político-pedagógicas para a construção dos cursos e projetos que serão ofertados pelo Campus Quilombo.

O momento histórico teve como base a Convenção nº 169/1989 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da importância de se realizar uma consulta dessa natureza sempre que o poder público for desenvolver alguma ação ou política que afete os povos tradicionais.

4

A oficina foi organizada pelos servidores responsáveis pela implantação do IFNMG Campus Quilombo, os servidores do Campus Araçuaí Aécio Miranda, José Carlos Silvério dos Santos (Rone) e Sueli Oliveira, servidores da prefeitura de Minas Novas, lideranças de comunidades e organizações parceiras, além da participação da Reitoria do IFNMG, com o Pró-reitor de Ensino, Wallas Siqueira, representando a reitora Joaquina Nobre, a Diretora de Assuntos Estudantis, Maria Flávia Barbosa e a Diretora da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, Karine Andrade, unidade responsável pela condução da expansão de novas unidades da instituição.

Ao final do encontro, cada liderança recebeu em mãos a Proposta de Criação do Campus Quilombo (Minas Novas) no Âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) para viabilizar uma discussão ampla sobre o projeto nas próprias comunidades com a mediação das lideranças que participaram da Oficina.

5

A implantação do IFNMG Campus Quilombo Minas Novas, no território do Vale do Jequitinhonha traz uma proposta educativa inovadora que considera, respeita e potencializa os saberes tradicionais, as práticas produtivas ambientalmente sustentáveis e os direitos territoriais, sociais, culturais e educacionais dos povos e comunidades tradicionais, em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Assim, o IFNMG cumpre de modo legítimo a sua missão de transformar pessoas por meio da educação profissional, pública, inclusiva e socialmente referenciada.

6

Fotos Oficina Minas Novas.png