Portal IFNMG - Abertas inscrições de concurso público com 32 vagas de professores efetivos para 9 campi do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 08h07 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 08h54

Banner concurso docente 2024

Iniciou nesta terça-feira (11/06) o prazo para inscrição  no concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de 32 vagas do cargo efetivo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFNMG.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do site do Instituto Verbena, instituição contratada pelo IFNMG para a realização do concurso, até às 17 horas do dia 9 de julho de 2024. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 200,00. Os candidatos que pretenderem a isenção dessa taxa (confira condições no edital) deverão solicitá-la entre os dias 11 e 13 de junho.

As vagas são de 15 diferentes áreas e para atuação em nove campi do Instituto, confira no quadro abaixo:

Área de Atuação

Almenara

Administração, Geografia, História (PCD), Língua Portuguesa (3 vagas), Língua Portuguesa / Língua Inglesa, Matemática e Sociologia

Araçuaí

Administração, Agrimensura (PCD), Educação Física, Engenharia de Minas, Língua Portuguesa (N), Química

Arinos

Administração (2 vagas), Matemática (2 vagas, sendo uma N) e Química

Janaúba

Januária

Engenharia Civil (2 vagas, sendo uma N) e Química

Pirapora

Engenharia Elétrica

Porteirinha

Engenharia Elétrica (2 vagas, sendo as duas N)

Salinas

Filosofia, Geografia e Medicina Veterinária: Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (2 vagas)

Teófilo Otoni

Língua Portuguesa/Língua Inglesa

PCD - Vagas reservadas para pessoas com deficiência

N - Vagas reservadas para pessoas negras, ou seja, pretas ou pardas

O concurso acontecerá em quatro etapas: provas objetiva, dissertativa e de desempenho didático, etapas de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, classificatória. A aplicação das provas objetiva e dissertativa acontecerá nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos e Montes Claros, previstas para o dia 4 de agosto. A prova de desempenho didático será realizada somente em Montes Claros/MG, de 25 de setembro a 3 de outubro de 2024.

Para todas as vagas, o regime de trabalho do professor será de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva. A remuneração inicial poderá variar de R$ 4.875,18 a R$ 10.481,64, dependendo da titulação do professor. Além da remuneração, o servidor terá direito a auxílio alimentação no valor de R$ 1.000,00 e auxílio pré-escolar no valor de R$ 484,90 (para dependentes de até cinco anos e 11 meses de idade), além de auxílio-transporte e auxílio para saúde suplementar na forma da legislação vigente.

Reserva de vagas

Em cumprimento à legislação, serão reservadas 8 vagas no sistema de cotas, sendo 2 para pessoas com deficiência (PCD) e 6 para pessoas negras (N), ou seja, pretas ou pardas. Os cargos reservados para essas cotas foram decididos em sorteio público transmitido ao vivo pelo IFNMG no dia 17 de maio de 2024.

O candidato que optar por concorrer às vagas reservadas para negro, caso aprovado, será convocado para submeter-se ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração, realizado por comissão especificamente designada para tal fim.

Para mais informações, acesse a página do concurso no site do IFNMG ou no site do Instituto Verbena.