Portal IFNMG - Maior comitiva da história do IFNMG marca presença no 45º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em Belo Horizonte Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 09h38 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 10h14

Capa conubes.png

Trinta e dois estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de dez diferentes campi do IFNMG e três servidores estiveram no Mineirinho, em Belo Horizonte, de 14 a 16 de junho participando do 45º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o CONUBES, que reuniu mais de 8 mil estudantes de todo o país.

Foi a maior participação da história do IFNMG, cujo movimento estudantil vem se fortalecendo nos últimos anos, com criação/reformulação e fortalecimento dos grêmios de todos os campi e do grêmio central. Acompanharam a comitiva dos estudantes os servidores Ramon Fonseca, do Campus Salinas, Glória Santos, do Campus Porteirinha, e Luciano Fuscaldi, do Campus Teófilo Otoni.

O evento contou com palestras, oficinas, debates e atos sobre temas relativos à vida estudantil, como educação financeira, conjuntura política, saúde pública, juventude negra, direito à cidade, internacionalismo, escola do futuro, Fundeb e ensino técnico, e contou com a participação de lideranças e parlamentares comprometidos com o movimento.

foto Pedro Caldas.jpg

Foto: Pedro Caldas

Na plenária final, houve a votação para a gestão da UBES de 2024 a 2026, e foi eleita a Chapa 3 - “Unidade e Luta para Reconstruir a Educação no Brasil”, com 3408 votos (82,69%), tendo a frente como presidente o estudante do Instituto Federal de São Paulo, Hugo Silva.

A estudante do curso técnico em agropecuária do Campus Teófilo Otoni e presidente do Grêmio Central Heley de Abreu, do IFNMG, Maria Clara Dias, destacou a importância da retomada das políticas públicas e de investimentos na Rede Federal, com a implantação de 100 novos campi. “O novo ciclo de expansão é essencial para reforçarmos a necessidade de recomposição orçamentária dos Institutos Federais, retomar as obras paradas e ter as estruturas fundamentais para a garantia do ensino, pesquisa e extensão”, disse Maria Clara.

gabriel conubes2O presidente do Grêmio Estudantil Íris, do Campus Montes Claros, Gabriel Soares, foi convocado para ser vice-presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), representando o norte de Minas no colegiado. Em seu discurso, destacou a luta pela recomposição orçamentária, atualização de bolsas e valorização do servidor; o anúncio dos 100 novos campi, incluindo o pioneiro Campus Quilombo, no Vale do Jequitinhonha; e a contribuição dos IFs para a comunidade externa a exemplo do álcool e máscaras produzidos e distribuídos na pandemia e dos projetos que formam estudantes da rede municipal em cursos de informática. “A educação técnica é essa, uma educação forte com a capacidade de mudar o Brasil”, concluiu Gabriel, que é estudante do curso técnico em informática.

A participação do IFNMG foi viabilizada graças ao apoio da Reitoria, dos campi e de todas as seções sindicais do Sinasefe da base do IFNMG. A articulação ficou a cargo da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e ônibus e o motorista que conduziram a delegação são do Campus Montes Claros.

WhatsApp Image 2024 06 17 at 09.12.40 1

Parte da comitiva do IFNMG com a deputada federal Dandara Tonantzin

WhatsApp Image 2024 06 17 at 10.26.57

O presidente do Grêmio Íris, do Campus Montes Claros, Gabriel Soares, com a deputada federal Duda Salabert