Portal IFNMG - Presidente Lula e reitora Joaquina lançam pedra fundamental do IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas com a presença de representantes das comunidades quilombolas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 13h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h01
Presidente Lula, Reitora Joaquina, parlamentares e ministros ao lado da placa da Pedra Fundamental do Campus Quilombo Minas Novas.Foto: Carolina Cotta/MEC
imagem sem descrição.

Em cerimônia histórica realizada em Belo Horizonte na última sexta-feira (28/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de ministros, parlamentares e reitores, anunciou vários investimentos do governo federal para Minas Gerais, incluindo o IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas, que teve sua placa de pedra fundamental lançada.

O ato de descerramento da placa foi conduzido pelo presidente e pela reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre. Também foi confirmada a disponibilização de recursos para a construção dos restaurantes estudantis dos campi Diamantina, Janaúba, Pirapora, Porteirinha, Teófilo Otoni, além das reformas dos refeitórios dos campi Almenara, Arinos, Januária e Salinas e da construção da sede própria da Reitoria, em Montes Claros.

Ricardo Stuckert PR 5 site

A reitora Joaquina Nobre e o reitor do IFSudesteMG, André Diniz, representaram todos os institutos de Minas assinando, com o presidente Lula, a liberação de R$ 377 milhões para os institutos federais mineiros (foto acima, com o presidente Lula e o ministro da educação Camilo Santana / Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Representantes de comunidades quilombolas de Minas Novas, o prefeito municipal Aécio Guedes e servidores do IFNMG da comissão de implantação do Campus também marcaram presença, e entoaram cânticos tradicionais para celebrar a conquista assim que o Quilombo Minas Novas foi anunciado.

O Presidente Lula disse na cerimônia que tem uma relação antiga com o estado de Minas Gerais e que a sua luta é dar oportunidades para todos, especialmente para os mais pobres. “Eu quero é educar esse povo. O povo bem-informado, o povo com profissão, vai em frente e ninguém precisa do estado. É isso que eu vou construir e eu disse aqui, eu quero ser presidente outra vez para provar que é possível a gente cuidar do povo pobre”, disse.

O ministro da educação Camilo Santana, detalhou os investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão nas universidades e institutos federais de Minas e destacou o pioneirismo do Campus Quilombo. “O estado de Minas Gerais é o terceiro estado do Brasil com a maior população de quilombolas. Pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] nós temos 135.310 quilombolas aqui em Minas Gerais. É um instituto inovador, pioneiro, de políticas educacionais voltadas aos quilombos”, disse o ministro.

A reitora Joaquina lembrou que o projeto é fruto de uma mobilização coletiva que envolveu as comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha, movimentos sociais, pesquisadores e parlamentares. “Esse projeto veio de muitas mãos. Muita gente junta estudando, trabalhando e construindo uma história de educação voltada às necessidades dos quilombos e povos tradicionais. Agora temos nossa placa, temos o apoio do presidente da república e toda nossa comunidade para trabalharmos e colocarmos para funcionar o primeiro campus quilombo do Brasil”, disse a reitora.

O governo federal investirá R$ 25 milhões para as obras no terreno que já foi doado ao IFNMG pela prefeitura de Minas Novas. O projeto está em fase de elaboração e em breve serão iniciados procedimentos licitatórios para início das obras.

O evento foi realizado no Minascentro, no centro de Belo Horizonte, e foi transmitido pelo MEC. Além dos investimentos para a educação, também foram anunciados recursos e obras para as áreas de energia e cultura.

Fotos do Palácio do Planalto podem ser acessadas aqui. E do MEC aqui. No Instagram do IFNMG também foram publicados um vídeo geral e algumas fotos.

Acesse também:

- MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/governo-federal-investira-mais-de-r-1-bi-na-educacao-de-mg

- Panfleto indicando investimentos nos institutos e universidades federais de Minas Gerais

- Matéria do MEC: Governo federal investirá mais de R$ 1 bi na educação de MG

- Matéria do Palácio do Planalto: Em Minas Gerais, Lula anuncia pacote de investimentos em educação, energia e cultura

Mais fotos:

DSC 0035 site

Prefeito e representantes quilombolas de Minas Novas, Reitora e servidores do IFNMG e deputados federais Reginaldo Lopes e Dandara

3 site

Servidores do IFNMG - Campus Araçuai membros da comissão de implantação do Campus Quilombo e representantes das comunidades quilombolas

Ricardo Stuckert PR 3 site

Presidente Lula cumprimenta reitora Joaquina após o descerramento da placa da Pedra Fundamental do IFNMG - Campus Quilombo Minas Novas. Foto: Ricardo Stuckert / PR