Portal IFNMG - Professores podem participar de seleção para atuarem em curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que será ofertado em Januária e Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores podem participar de seleção para atuarem em curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que será ofertado em Januária e Janaúba

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 17h11 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 17h11

Foi publicado o Edital nº 547/2024, que trata das normas do processo seletivo simplificado de docentes para o curso presencial de licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que será ofertado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) nos campi Januária e Janaúba. O período de inscrição é de 12 a 19/07/2024.

A seleção de servidores internos e externos visa ao provimento de seis vagas para Professor Formador. O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo e de entrevista. 

Há duas categorias de professor formador, sendo Professor Formador I, como bolsa no valor de R$1.850,00; e Professor Formador II com bolsa no valor de R$1.550,00. O Edital nº 547 especifica os requisitos para a inscrição em cada uma das categorias. 

Clique aqui para acessar o Edital nº 547/2024

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, que estará disponível a partir do dia 12. 

Disciplinas a serem ofertadas

O candidato poderá se inscrever em apenas uma das disciplinas a seguir:

  • História da Educação e educação dos negros e quilombolas no mundo e no Brasil I;
  • Introdução à sociologia africana;
  • Introdução à Filosofia africana;
  • Práticas Pedagógicas integradoras e inclusiva para Educação Escolar Quilombola - Memórias da Resistência;
  • Comunicação, Linguagem e o Pretoguês; e
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação.

Sobre o curso

A licenciatura em Educação Escolar Quilombola  faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O objetivo do programa é aperfeiçoar a prática docente na educação básica por meio de oferta de licenciaturas específicas, sobretudo nas escolas e comunidades que possuem educação escolar indígena, quilombola, do campo e educação inclusiva e bilíngue.

A proposta aprovada foi construída de modo dialógico pelo IFNMG, por meio de comissão que teve representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Central e da Pró-Reitoria de Ensino, com a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N' Golo. Serão 60 vagas, a serem ofertadas nos polos de Januária e Janaúba.


SAIBA MAIS

Proposta de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do IFNMG é contemplada com financiamento da Capes 

Fim do conteúdo da página