Portal IFNMG - Resultado da pesquisa de integridade no IFNMG evidencia a importância de tornar ainda mais conhecidos o Programa e o Plano de Integridade no Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 19h09 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 19h15

Já está disponível para acesso o relatório que apresenta o resultado da primeira pesquisa de percepção de ações de integridade no âmbito do IFNMG. A pesquisa foi realizada no período de 26 de janeiro a 05 de abril de 2024 e contou com 160 participantes, entre servidores e membros da comunidade externa.

O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos servidores, discentes e comunidade acerca das atividades implementadas para atender ao Programa de Integridade no âmbito do IFNMG, especialmente aquelas medidas relacionadas à adoção de práticas institucionais voltadas para as questões de ética, integridade e enfrentamento a fraudes e à corrupção, como forma de combater condutas inadequadas no ambiente de trabalho.

Clique aqui e acesse o relatório da pesquisa.

Resultados

Por meio das respostas obtidas pelo formulário eletrônico disponibilizado, foi possível identificar o nível de conhecimento da comunidade sobre o tema e avaliar a efetividade da divulgação das práticas de integridade. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados já ouviu falar sobre integridade pública; no entanto, menos da metade conhece o Programa e o Plano de Integridade da instituição. Em relação às funções de integridade, os entrevistados indicaram ter noção dos canais de comunicação para relatar desvios éticos e de integridade e conhecer o Código de Ética da instituição, mas ainda não se consideram familiarizados com o tema.

A pesquisa revelou, ainda, que os participantes já foram expostos a várias campanhas e ações relacionadas à integridade no IFNMG. No entanto, há uma necessidade de promover e intensificar ações focadas na capacitação e treinamento sobre o tema, incluindo palestras, encontros e debates.

Na conclusão do relatório, os membros do Núcleo de Gestão de Integridade do IFNMG disseram que as respostas obtidas “contribuirão para a avaliação e monitoramento contínuo do Programa de Integridade no âmbito do IFNMG, além de subsidiar futuras ações para consolidação das políticas institucionais de integridade e superação dos desafios apontados”.

Clique aqui e acesse o resultado resumido da primeira pesquisa de percepção acerca das ações de integridade no âmbito do IFNMG.

O relatório completo da 1ª Pesquisa de Integridade do IFNMG está disponível na página do Programa de Integridade. Clique aqui e acesse o documento.

SAIBA MAIS

Clique aqui e acesse o repositório de notícias e informações acerca das ações de integridade no IFNMG

Estudantes e servidores do IFNMG têm até o dia 05 de abril para participarem de pesquisa sobre o Programa de Integridade na instituição

Clique aqui e conheça a página da Integridade no Portal IFNMG