Portal IFNMG - Conselho Superior reinicia processo eleitoral para escolha de reitor e diretores-gerais dos campi do IFNMG para o mandato 2024-2028 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conselho Superior reinicia processo eleitoral para escolha de reitor e diretores-gerais dos campi do IFNMG para o mandato 2024-2028

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 15h55 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 16h56
imagem sem descrição.

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (11/07), o Conselho Superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) deflagrou o processo eleitoral de consulta à comunidade para escolha simultânea de reitor(a) e diretores(as)-gerais dos campi para o mandato de dezembro de 2024 a dezembro de 2028.

O processo que havia iniciado em 21 de março, foi interrompido e considerado sem efeito em razão da greve dos servidores iniciada em abril. Com o retorno às atividades em todos os campi, o Conselho Superior reiniciou todo o processo. 

Inicialmente, será realizada a eleição das comissões eleitorais dos campi que irão conduzir o processo, que serão compostas por três docentes, três técnico-administrativos e três estudantes. Os representantes de cada segmento e seus respectivos suplentes nas comissões eleitorais serão escolhidos por seus pares.

Para organizar essa primeira consulta, foi montada uma comissão especial composta por quatro conselheiros do Consup. 

Em seguida, as comissões eleitorais indicarão entre seus membros, em reunião conjunta, os representantes que integrarão a comissão eleitoral central.

O Conselho Superior também deliberou novamente pelo uso do sistema eleitoral virtual Helios Voting tanto para a eleição das comissões eleitorais dos campi quanto para a eleição de reitor(a) e diretores(as)-gerais. Outra decisão é que a escolha dos dirigentes será, a exemplo das eleições anteriores, em turno único.

A partir dessa data, o IFNMG tem 90 dias para conclusão de todo o processo, ou seja, até 9 de outubro.

A reunião do Consup que debateu a pauta foi transmitida ao vivo e pode ser acessada neste link

As decisões tomadas respeitam o Decreto 6.986, de 20 de outubro de 2009, que regulamenta os artigos da lei de criação dos Institutos Federais que tratam do processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos.

 

Fim do conteúdo da página