Portal IFNMG - Encontros com moradores de distritos de Chapada do Norte promovem discussões sobre a implantação do Campus Quilombo Minas Novas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h49 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 18h13

Enquanto o projeto para a construção do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas encontra-se em fase de elaboração, a equipe de implantação do novo campus está cumprindo agenda de estudos, reuniões e encontros, a fim de subsidiar a elaboração de diretrizes político-pedagógicas referentes à metodologia de cursos e projetos que serão ofertados pelo Campus Quilombo.

Nos últimos encontros realizados em junho, em distritos do município de Chapada do Norte (MG), a equipe de implantação do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas se reuniu com estudantes, professores e pais de alunos para uma roda de conversa, que faz parte do projeto “A Educação na Construção do Projeto de Vida”. No dia 13 de junho, foi em Cachoeira do Norte, na Escola Estadual Olidia Lemos de Oliveira; no dia 21, na Escola Estadual Zé de Calu, em Santa Rita do Araçuaí.

1 Foto EncontroA equipe de implantação do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas conta com a participação de três servidores do IFNMG-Campus Araçuaí. O lançamento da pedra fundamental do novo campus aconteceu no dia 28/06, em Belo Horizonte, e contou com a presença do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva

Uma educação para romper fronteiras

O projeto “A Educação na Construção do Projeto de Vida” tem como objetivo levantar questões sobre a educação, mas que estão fora do ambiente escolar. Principalmente em comunidades de povos tradicionais, os processos de aprendizagem acontecem em situações de convivência, como nas relações com os mais velhos e nos fazeres da comunidade. São nesses momentos em que os saberes, as relações e as tradições típicas de cada localidade são transferidos de geração para geração. Desta forma, entendemos que estes momentos são vitais para a manutenção do modo de vida de uma comunidade tradicional.

Durante os encontros do projeto, questões como o jeito de falar, de vestir, as comidas típicas, a produção dos alimentos, as festas, as danças, e tudo aquilo que caracteriza, que identifica cada comunidade, cada localidade e que é aprendido fora do ambiente escolar, foram problematizadas como uma forma de educação, só que diferente da educação formal que é oferecida na escola.

IFNMG e sua missão institucional

Também foram levantadas questões sobre a importância da educação escolar como obrigação do estado e como direito do cidadão. Para isso, o tema “os modelos de educação” foi colocado em pauta como oportunidade de apresentar a história dos Institutos Federais, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, até chegar à apresentação da proposta do IFNMG-Campus Quilombo, que será implantado na cidade de Minas Novas.

2 Encontro QuilomboO projeto do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas está em fase de elaboração, com a equipe de implantação realizando reuniões e encontros em distritos de Chapada do Norte (MG). As rodas de conversa, parte do projeto “A Educação na Construção do Projeto de Vida”, discutiram diretrizes pedagógicas e a importância da educação em comunidades tradicionais. A proposta do campus, com enfoque decolonial, visa atender quilombolas e outros povos da região, com investimento federal de R$ 25 milhões para as obras

Foi exibido nos encontros vídeo institucional do IFNMG para que a comunidade possa compreender um pouco mais sobre que educação é essa oferecida na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também foram apresentados vídeos da primeira etapa das oficinas de consulta que ocorreram em Minas Novas nos dias 1 e 2 de junho.

Uma cópia da proposta de implantação do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas foi entregue às direções das escolas. O objetivo geral desse novo campus consiste no atendimento às comunidades quilombolas e aos demais povos tradicionais da região a partir de uma perspectiva de educação decolonial, articulada entre o contexto local, os conhecimentos tradicionais e seus arranjos produtivos. O governo federal investirá R$ 25 milhões para as obras no terreno que já foi doado ao IFNMG pela prefeitura de Minas Novas. O projeto está em fase de elaboração e em breve serão iniciados procedimentos licitatórios para início das obras.

Clique aqui e acesse a proposta de implantação do novo campus do IFNMG: Campus Quilombo Minas Novas.