Portal IFNMG - IFNMG e Unimontes lançam edital para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social para servidores efetivos do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 19h42 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 19h43

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), lançou nesta segunda-feira, 15 de julho de 2024, o Edital nº 01/2025, que trata do processo de seleção para os cursos de mestrado interinstitucional (Minter) e de doutorado interinstitucionais (Dinter) em Desenvolvimento Social. A oferta é exclusiva para  servidores efetivos do IFNMG.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para o mestrado e 12 vagas para o doutorado. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 05 a 16 de agosto de 2024.

Para o mestrado, podem participar servidores efetivos do IFNMG que possuam diploma de curso superior. A Banca Examinadora avaliará candidatos de todas as áreas do conhecimento, considerando a compatibilidade entre o interesse de estudo do candidato e as áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGDS/Unimontes.

Para o doutorado, podem concorrer servidores efetivos do IFNMG que possuam diploma de mestrado. A avaliação dos candidatos também será realizada pela Banca Examinadora, levando em conta a afinidade entre o interesse de estudo do candidato e as áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGDS/Unimontes.

Há reserva de vagas para: candidatos negros, candidatos que pertençam a comunidades quilombolas ou a outros povos ou comunidades tradicionais, a pessoa com deficiência (caracterização nos termos do artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações, e da Lei Estadual no 13.465/2000); e a candidatos indígenas.

O Edital nº 01/2025 estabelece que serão aceitas inscrições para o curso de mestrado de candidatos que concluirão a graduação até 31/12/2024, e para o curso de doutorado, de candidatos que concluirão o mestrado até a mesma data.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, os interessados devem consultar o Edital nº 01/2025. Todos os documentos referentes à seleção estão disponóveis na página www.posgraduacao.unimontes.br/ppgds/processos-seletivos/