Portal IFNMG - Inscreva-se até 28/07 na seleção para o curso gratuito de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, no Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 20h26 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 20h34

Encontra-se publicado o Edital nº 78/2024 do processo seletivo simplificado de seleção de discentes para ocupação das vagas no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, no âmbito do Ipê - Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões centro-oeste, sudeste e sul, a ser ofertado no IFNMG- Campus Diamantina.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 28 de julho de 2024, exclusivamente on-line, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição. Clique aqui e faça sua inscrição.

Os  candidatos selecionados que efetuarem a  matrícula com os documentos necessários e frequentarem as aulas terá direito a um auxílio estudantil no valor total de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), divididos em 4 parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) por mês, durante os quatros meses de vigência do curso.

O programa tem como objetivo realizar a qualificação social e profissional para empreendedoras e empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de economia popular e solidária, com foco no acesso e permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território.

O  Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária será ofertado nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul (Programa IPÊ), e no Campus Diamantina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais o curso ofertado será o de Agente de Desenvolvimento Agente de Desenvolvimento Cooperativista (ADC) que ocorrerá de forma presencial, no período noturno quando as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, com possibilidade de aulas aos sábados pela manhã e/ou tarde.

Os dados do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, bem como o número de vagas e os pré-requisitos, estão descritos no quadro abaixo.

Número de vagas

nº de turmas

Início do curso

Dias e horário de oferta*

Idade mínima de 16 anos

Agosto de 2024

De segunda à sexta-feira, no turno noturno, e eventualmente aos sábados e domingos no turno diurno

* Os dias e horários poderão ser definidos juntamente com os/as candidatos/as selecionados, sendo limitado a 12 horas semanais. E eventualmente poderão ocorrer aulas aos sábados ou em outro dia na semana para cumprimento de carga horária de disciplinas, ou para realização de atividades relativas ao componente curricular tempo Comunidade.

Todas as informações estão na página https://www.ifnmg.edu.br/diamantina-extensao/editais-extensao-diamantina.

Fonte: IFNMG-Campus Diamantina (adaptado)