Portal IFNMG - IFNMG firma parceria com a FUCAM para oferta de cursos de Microempreendedor Individual Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 15h59 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 15h59

fucam e ifnmg

Foto: FUCAM

Reunião realizada no dia 16 de julho celebrou o convênio o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Fundação Caio Martins de Minas Gerais (FUCAM), com o objetivo de oferecer o Curso de Formação Inicial e Continuada em Microempreendedor Individual (MEI) nos Centros Educacionais e nas Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM. No total, a Fudação repassou para o IFNMG R$ 1 milhão para a oferta dos cursos.

Participaram da reunião a equipe do IFNMG, incluindo o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson de Oliveira, a Coordenadora Geral do Projeto, Veranilda Lopes Moura, a Diretora do CEAD, Luciana Gusmão de Souza, e o Presidente da Fadetec – Rafael Corrêa de Oliveira, juntamente com o presidente da FUCAM, Frederico Corrêa Lima de Carvalho, a Diretora de Ações Educacionais Sociais e Produtivas, Roberta Moreira Magalhães, e a equipe técnica da FUCAM.

Essa parceria alinha-se à missão compartilhada pelas duas instituições de promover ações para o desenvolvimento social e econômico da população a partir da ampliação do acesso a oportunidades educativas de qualidade em áreas estratégicas, reconhecidas por transformar vidas por meio da educação.

A abrangência territorial da parceria é um diferencial fundamental, com os Centros Educacionais e Escolas Estaduais atuando como polos educacionais estrategicamente distribuídos nos Municípios de Buritizeiro, Conselheiro Mata, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Esmeralda, Januária, Juvenília e Riachinho. Nesses municípios serão ofertadas, no total, 420 vagas.

O Curso de MEI a ser oferecido é uma resposta direta às necessidades da comunidade, capacitando os participantes com habilidades práticas e teóricas essenciais para iniciar e gerenciar seus próprios negócios. A carga horária e o conteúdo foram planejados para garantir que os estudantes não apenas adquiram conhecimento técnico, mas também desenvolvam um espírito empreendedor resiliente e inovador. Além da formação técnica, o curso visa promover uma transformação social sustentável, estimulando a criação de empregos locais e incentivando a autonomia econômica dos participantes. Ao capacitar indivíduos para se tornarem empreendedores qualificados e conscientes de seu papel na comunidade, a parceria contribui diretamente para o fortalecimento do tecido social e econômico da região.

convenio fucam1

Acesse também: Parceria inédita visa promover inclusão social e econômica por meio da formação de microempreendedores individuais (portal da FUCAM)