Portal IFNMG - Servidores e estudantes do Campus Teófilo Otoni publicam livro sobre o projeto IFMUNDO Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 15h36 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 19h48
O livro apresenta experiências e desafios do projeto IFMUNDO, que nasceu do esforço coletivo da comunidade escolar e destaca-se pela colaboração entre servidores e discentes do Campus Teófilo Otoni

O IFNMG-Campus Teófilo Otoni celebrou, no último dia 13 de julho, o lançamento do livro "IFMUNDO: experiências da simulação no IFNMG-Campus Teófilo Otoni em 2023.  Organizada pelos professores Renis Osis e Rosilene dos Anjos Sant’Ana, a obra reúne contribuições de professores, estudantes, alunos egressos e uma professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Mucuri.

O livro detalha as experiências e desafios do projeto IFMUNDO, um esforço coletivo da comunidade escolar do IFNMG. Composto por sete capítulos, a publicação aborda a organização e operacionalização do projeto, a experiência do comitê sobre o mercado financeiro global, a simulação do racismo no esporte, debates sobre as BIG TECHS, reflexões sobre a desigualdade na saúde pública e os desafios da vacinação no período pós-pandemia, além da opinião dos alunos sobre o projeto e a participação na MINIONU, a maior simulação da ONU na América Latina.

De acordo com os organizadores, o trabalho não apenas enriquece a literatura acadêmica, mas também reflete a dedicação e talento dos envolvidos, oferecendo um registro valioso das vivências e aprendizagens obtidas. A materialização dessas experiências por meio da escrita é crucial para proporcionar reflexão crítica e inspiração a outros estudantes e comunidades escolares.

O sucesso do projeto é uma prova do compromisso do IFNMG em promover educação e cultura na comunidade. Destaca-se também o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), que, através do edital de seleção de projetos para publicação de obras pela Editora IFNMG, supriu todos os custos da obra.

O IFNMG-Campus Teófilo Otoni lançou em 13 de julho o livro "IFMUNDO: experiências da simulação no IFNMG-Campus Teófilo Otoni em 2023", organizado pelos professores Renis Osis e Rosilene dos Anjos Sant’Ana. A obra reúne contribuições de diversos membros da comunidade acadêmica e uma professora da UFVJM. Com sete capítulos, o livro aborda temas como mercado financeiro global, racismo no esporte, BIG TECHS, desigualdade na saúde pública e vacinação pós-pandemia