Portal IFNMG - Eleições IFNMG 2024 | Conheça os candidatos às comissões eleitorais de cada campus do Instituto; a votação será na próxima quarta, dia 31/07 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h33 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 18h57

Foram publicados na página das Eleições IFNMG 2024 os nomes dos candidatos do corpo docente, do corpo técnico administrativo e do corpo discente que disputam lugar nas comissões eleitorais dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas, Teófilo Otoni, Janaúba e Porteirinha do IFNMG.

A comissão eleitoral de cada campus será constituída por nove membros titulares e seus respectivos suplentes, conforme a seguir especificado: três representantes do corpo docente; três representantes dos servidores técnico-administrativos; e três representantes do corpo discente. Os representantes, titulares e suplentes, de cada segmento serão eleitos por seus pares.

Compete às comissões eleitorais dos campi do IFNMG indicar entre seus membros, em reunião conjunta, os representantes que integrarão a comissão eleitoral central. As comissões são responsáveis  por conduzir o processo eleitoral de consulta à comunidade para escolha simultânea de reitor(a), diretores(as)-gerais dos campi e diretores(as) dos campi avançados para o mandato de 2024-2028.

Clique aqui e acesse a lista dos candidatos de cada campus do IFNMG para composição das comissões eleitorais

Clique aqui e acesse a lista preliminar de eleitores aptos a votar

A votação para escolha dos membros das comissões será de forma direta e secreta e ocorrerá virtualmente através do sistema Helios Voting disponível na página do Instituto em todos os campi do IFNMG, no dia 31 de julho de 2024, das 09h às 21h. Servidores e estudantes poderão votar se tiverem aptos, conforme listas emitidas pelos setores, respectivamente, responsáveis pela gestão de pessoas e registros escolares/ acadêmicos. Uma lista preliminar de eleitores aptos também foi publicada na página das Eleições IFNMG 2024. A lista definitiva será publicada terça-feira, dia 30/07.

Clique aqui e acesse a página Eleições IFNMG 2024, onde constam todos os documentos e informações relativos à eleição para escolha de reitor(a), dos(as) diretores(as)-gerais de campus e diretores(as) de campus avançado para o mandato 2024-2028.

Especificidades das comissões dos campi e da comissão eleitoral central

É o Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009, que regulamenta o processo de escolha de dirigentes no âmbito dos Institutos que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Decreto nº 6.986/2009 especifica que a comissão eleitoral de cada campus terá as seguintes atribuições:
- coordenar o processo de consulta para o cargo de Diretor-Geral de campus, de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pela comissão eleitoral central e deliberar sobre os recursos interpostos;
- homologar as inscrições deferidas e publicar a lista dos eleitores votantes;
- supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura;
- providenciar o apoio necessário à realização do processo de consulta;
- credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta; e
- encaminhar à comissão eleitoral central os resultados da votação realizada no campus.

Já a comissão eleitoral central terá, conforme preconiza o Decreto nº 6.986/2009, as seguintes atribuições:
- elaborar as normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação, e definir o cronograma para a realização dos processos de consulta;
- coordenar o processo de consulta para o cargo de Reitor, em cada campus, e deliberar sobre os recursos interpostos;
- providenciar, juntamente com as comissões eleitorais dos campi, o apoio necessário à realização do processo de consulta;
- credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta;
- publicar e encaminhar os resultados da votação ao Conselho Superior; e
- decidir sobre os casos omissos.

- Saiba como estão as etapas do processo de eleições do IFNMG

ELEIÇÕES IFNMG 2024: Publicado novo edital para eleição dos representantes das comissões eleitorais dos campi; inscrições de 17 a 19 de julho

Conselho Superior reinicia processo eleitoral para escolha de reitor e diretores-gerais dos campi do IFNMG para o mandato 2024-2028