Portal IFNMG - Para oferta de curso FIC de Microempreendedor Individual, IFNMG contratará professores e outros profissionais; inscrições prorrogadas até 08/08 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2024, 17h32 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 16h30

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ofertará, em parceria com a Fundação Caio Martins de Minas Gerais (FUCAM), o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Microempreendedor Individual nas cidades de Buritizeiro, Januária, Juvenília, São Francisco e Couto de Magalhães. Para isso, o Instituto está realizando três processos de seleção simplificada para formação de cadastro de reserva de bolsistas e de professores para atuação no curso.

Os editais nº 618/2024, nº 619/2024 e nº 620/2024 apresentam as regras e as orientações dos processos de seleção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 08 de agosto, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O endereço de e-mail informado no ato da inscrição deverá ser obrigatoriamente de uma conta do Gmail, visando à utilização do Google Meet.

Todos os processos de seleção e de classificação serão feitos pela Comissão Responsável pelo processo seletivo, que realizará a análise documental com base na pontuação obtida pelo candidato conforme critérios estabelecidos no editais. Os itens a serem pontuação se referem a: formação acadêmica, experiência, produção científica, experiência em projetos e atuação administrativa.

É de inteira responsabilidade do  candidato acompanhar as publicações de todos os atos referentes a este Processo Seletivo Simplificado, no endereço eletrônico: www.ifnmg.edu.br/editaisextensao e fadetec.org.br/editais-2024.

Edital nº 618/2024 - Vagas para: Assistente Social, Apoio Administrativo - Contábil/ Geral e Apoio Administrativo/ Pedagógico - Secretaria

O Edital nº 618/2024 apresenta as regras e as orientações do processo de seleção. Os bolsistas serão selecionados  para atuarem em regime semipresencial. Podem se candidatar tanto servidores do IFNMG quanto membros da comunidade externa, que serão convocados apenas se as vagas não forem preenchidas por servidores do Instituto.

Clique aqui e acesse a página onde estão publicados o Edital nº 618/2024 e demais documentos referentes à seleção.

Para a função de Assistente Social, há uma vaga, com bolsa mensal de R$ 2.160,00. Para a função de Apoio Administrativo - Contábil/Geral, há uma vaga, com bolsa mensal de R$ 1.672,00. E para Apoio Administrativo/ Pedagógico - Secretaria são duas vagas, com bolsa mensal de R$ 1.672,00.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Edital nº 619/2024 - Vagas para: Apoio pedagógico/ Administrativo Orientador/ Clube do Empreendedor e para Apoio Pedagógico/ Administrativo Supervisor do Curso

O Edital nº 619/2024 apresenta as regras e as orientações do processo de seleção. Os bolsistas serão selecionados  para atuarem na modalidade presencial.  Podem se candidatar tanto servidores do IFNMG quanto membros da comunidade externa, que serão convocados apenas se as vagas não forem preenchidas por servidores do Instituto.

Clique aqui e acesse a página onde estão publicados o Edital nº 619/2024 e demais documentos referentes à seleção.

São duas vagas oferecidas em cada cidade para os encargos/ funções de: “Apoio pedagógico/ Administrativo Orientador/ Clube do Empreendedor” e para “Apoio Pedagógico/ Administrativo Supervisor do Curso”. O valor mensal da bolsa é de R$ 2.304,00, e o trabalho é presencial.

Para a função de Apoio pedagógico/ Administrativo Orientador/ Clube do Empreendedor, exige-se: Graduação em Administração ou Graduação em Gestão ou Graduação em Economia ou Graduação em Gestão de Negócios. Já para o encargo de Apoio Pedagógico/ Administrativo Supervisor do Curso, é necessário ter Graduação em Pedagogia ou Licenciatura em qualquer área com pós-graduação na área de educação.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Edital nº 620/2024 - Vagas para professores

O Edital nº 620/2024 apresenta as regras e as orientações do processo de seleção. Os professores serão selecionados  para atuarem na modalidade presencial.  Podem se candidatar tanto servidores do IFNMG quanto membros da comunidade externa, que serão convocados apenas se as vagas não forem preenchidas por servidores do Instituto.

Clique aqui e acesse a página onde estão publicados o Edital nº 620/2024 e demais documentos referentes à seleção.

As disciplinas oferecidas no curso são: Introdução à gestão e empreendedorismo; Projeto de vida; Aspectos legais aplicados ao MEI; Rotinas financeiras e contábeis; Mídias para microempreendedores; e Noções de marketing. Há uma vaga para cada disciplina nas cidades de Buritizeiro, Juvenília, São Francisco e Diamantina/Couto de Magalhães.

O professor convocado poderá ministrar até quatro disciplinas, desde que classificado para elas, respeitando a ordem de classificação e o limite máximo de 16 horas semanais de aula. A remuneração é de R$ 50,00 por hora de aula (60 minutos).

Clique aqui e faça sua inscrição.

Curso para estudantes e trabalhadores em situação de vulnerabilidade

O curso de Microempreendedor Individual (MEI) será desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG (PROEXC) e é destinado a estudantes matriculados nos Centros Educacionais/Escolas Estaduais vinculadas à FUCAM e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social atendidos pela FUCAM. Em caso de vagas remanescentes, o curso poderá atender o público em geral. Os requisitos para participação são idade mínima de 16 anos e ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano).

Para mais informações e dúvidas sobre a seleção, os interessados podem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..