Portal IFNMG - Alunos do Campus Porteirinha fazem visita técnica à mineradora Equinox Gold Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do Campus Porteirinha fazem visita técnica à mineradora Equinox Gold

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 15h20 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 15h55

No dia 29 de maio, os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Porteirinha, tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o universo da mineração em uma visita técnica à empresa Equinox Gold, situada no município de Riacho dos Machados.

1

Acompanhados pelo coordenador de estágio, professor Guilherme Tarcísio Leal, e pela coordenadora do curso, professora Alenice Ferreira Cruz, os 22 alunos foram recebidos pela analista de responsabilidade social da empresa, Gizele Soares Dias. A visita teve início com os estudantes sendo conduzidos para o processo de revista e credenciamento, seguido por um reconfortante café da manhã no refeitório da mineradora. Logo após, o grupo embarcou em um ônibus rumo ao mirante da mina, onde puderam contemplar a área de exploração. Acompanhados por uma equipe de técnicos, os alunos receberam explicações detalhadas sobre o processo de mineração. Descendo do mirante, a atenção foi voltada para a barragem de rejeitos, onde a engenheira de geotecnia, Jully Morgana Assis Souza, explicou o funcionamento desse importante componente do processo minerador.

2

O próximo destino foi o galpão de manutenção dos veículos, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto um caminhão fora de estrada. Também assistiram a uma palestra conduzida pelo coordenador de meio ambiente, Rodrigo Dhryell Santos, pelo gerente de manutenção, Rafael José da Cunha Deiro e pela coordenadora de recursos humanos, Juliana de Almeida Alburquerque. Durante a palestra, os alunos interagiram com os palestrantes, compreendendo mais profundamente o funcionamento do processo de mineração e as oportunidades de emprego disponíveis.

3

Para encerrar com chave de ouro, os participantes desfrutaram de um almoço no refeitório da empresa, proporcionando um momento de confraternização com os colaboradores da mineradora. A visita técnica à Equinox Gold não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre o setor minerador, mas também ofereceu uma visão prática e inspiradora das possibilidades de carreira nessa área tão vital para a economia regional.