Portal IFNMG - Alunos do IFNMG Campus Porteirinha participam da Olimpíada Brasileira de Robótica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 08h44 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 08h58

No último sábado, dia 13 de julho, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Montes Claros, sediou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024. A competição reuniu estudantes de diversas instituições, e o IFNMG Campus Porteirinha fez sua estreia na modalidade.

A modalidade abordada na competição foi a “Robótica de Resgate”. As equipes participantes tiveram a missão de realizar o resgate de vítimas utilizando robôs completamente autônomos que devem seguir a trilha com diversos obstáculos e desafios no percurso, e sem qualquer assistência humana. Entre as 39 equipes, os alunos do IFNMG Porteirinha, com sua equipe conhecida como “Eletrobots”, alcançaram a 8ª posição. A equipe era composta pelos alunos do curso de Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio: Heberth Filipe Alves Santana (capitão), Ítalo Silva Gomes, Ana Clara Santos Dias e Maria Letícia Mendes.

O professor Guilherme Tarcísio Leal, instrutor da equipe, ressaltou a relevância da participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Segundo ele, a presença dos alunos no evento contribuiu para disseminar, dentro da instituição, a cultura do desenvolvimento científico e tecnológico. Para ele o trabalho em equipe, focado na solução de problemas por meio da construção e programação de robôs autônomos é fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico dos estudantes do campus.

Foto OBR 2

WhatsApp Image 2024 07 15 at 11.28.34