Portal IFNMG - Espaço Cultural Central do Brasil, em Janaúba, tem o propósito de valorizar a cultura, a arte e o conhecimento Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 18h50 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 19h04
O Espaço Cultural Central do Brasil está todo reformado. Agora, a população de Janaúba e região poderá contar com um ambiente cultural no centro da cidade
imagem sem descrição.

A população de Janaúba e região está convidada a conhecer e frequentar o Espaço Cultural Central do Brasil, que conta com local para leitura e estudo, bibliotecas, salas climatizadas, palco para atividades recreativas, sala de informática, pátio com mesas para estudo, banheiros e cozinha. Todo o lugar foi reformado por meio de uma parceria entre o IFNMG e a Prefeitura de Janaúba.

“A parceria entre IFNMG e prefeitura se deu por meio de um Termo de Cooperação, que foi firmado em 2018. Nesse termo, ficou definido que o IFNMG reformaria o Espaço Cultural e a prefeitura cederia três salas para o Instituto: uma sala para a biblioteca do IFNMG e duas salas de aula. Os demais espaços seriam de uso comum: pátio, demais salas, banheiros e cozinha”, informou o diretor-geral do Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues.

Além de manter um quadro de servidores municipais, a prefeitura também arca com os custos de manutenção do Espaço Cultural, que abrange luz, água e vigilância.

Um pouco de história

A reforma foi feita com recurso de Emenda Parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro e com recursos do IFNMG. Desde 2001, no espaço, funcionava apenas a Biblioteca Pública de Janaúba. Foi nesse ano que a União cedeu para a prefeitura o espaço, que pertencia, legalmente falando, à Ferrovia Federal. “Quando a ferrovia parou de disponibilizar viagens de passageiros e passou a ser apenas de carga, o espaço ficou inutilizado”, conta Renata Cristina Nogueira Santos, que é assistente em administração e chefe de gabinete do IFNMG-Campus Avançado Janaúba. A Biblioteca Pública continua no Espaço Cultural; a Diretoria de Cultura do Município de Janaúba também.

Reforma

A reforma começou em 2018 e terminou no primeiro semestre de 2019. Os recursos utilizados foram provenientes de emenda parlamentar e de recursos do IFNMG

Renata resgatou essa história para elaborar um plano de comunicação para o Espaço Cultural. O plano foi desenvolvido com os colegas de mestrado da servidora, Angela Gama, Érika Santos e Josiane Fernandes. O objetivo colocar o plano em prática para fomentar uma estratégia de comunicação que proporcione maior visibilidade ao Espaço Cultural e, consequentemente, faça com que o espaço seja frequentado pela população de Janaúba e região.

A inauguração oficial acontecerá em agosto, mas desde julho já estão sendo ofertados diversos cursos, como: Yoga, dança, espanhol básico e intermediário e Humanidades para o Enem. “A prefeitura também ofertará alguns cursos que já eram ministrados no espaço antes da reforma, como artesanato, corte e costura, pintura e outros”, destaca Renata.

Patrimônio público

A diretora de Cultura de Janaúba, Adriana Mikaelly Soares Silva e Silveira, comenta que o Espaço Cultural vai oferecer gratuitamente oficinas diversas que propiciam para a população de Janaúba maior acesso ao conhecimento e a atividades culturais. “Os resultados positivos são imensuráveis, mas não temos dúvidas de que o Espaço Cultural vai contribuir para o resgate dos costumes regionais que tem se perdido na região e vai ampliar a oferta de cursos que poderão gerar renda para as famílias da cidade e região”.

A estudante Ketner Miriam Daniel, 18 anos, já fez uma visita ao novo espaço e aproveitou para se inscrever em um curso de biscuit que será ofertado no local. “Eu já conhecia antes da reforma, e agora o espaço está melhor, mais bonito, mais confortável”, assegurou a estudante.

A bibliotecária do IFNMG-Campus Avançado Janaúba, Thaís Viana Lopes, também concorda. “O espaço está superagradável, está todo pintado e com um colorido ótimo”, conta Thaís, que está no seu novo local de trabalho há um mês.

Espaço reformado

As plantas e a pintura já estão agradando quem já foi conhecer o Espaço Cultural

Localizado no centro de Janaúba, na Avenida Brasil, nº 660, o Espaço Cultural tem como propósito unir saberes e reunir pessoas num ambiente cultural no centro da cidade, nos espaços para leitura, nas atividades recreativas e culturais. “Tudo isso em uma cidade que demanda por ações educativas gratuitas para sua comunidade”, diz Renata.

Para Adriana, foi essa reunião de saberes e de pessoas, capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento da cidade, que fortaleceu a parceria firmada entre a prefeitura e o IFNMG. “A prefeitura de Janaúba busca parcerias para desenvolver uma maior qualidade na educação e na cultura da região. O IFNMG veio para somar, agregando valores culturais para a população e oferecendo atividades de conhecimento para alunos, tanto da região quanto para outros de fora, fazendo com que a região se desenvolva cada vez mais”, aponta a diretora.

Biblioteca

Além da Biblioteca Municipal, a biblioteca do IFNMG-Campus Avançado Janaúba também funcionará no Espaço Cultural. Estudantes e toda a população de Janaúba e região poderão utilizar as salas de estudo e os outros ambientes do Espaço Cultural, onde todas as atividades e cursos serão ofertados gratuitamente

Informações sobre cursos, oficinas e ativiadades a serem desenvolvidas no Espaço Cultural serão divulgadas no Portal IFNMG e no site da Prefeitura de Janaúba