Portal IFNMG - Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 16h23 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h25

Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba

 

Autores: Brisa, Glenda e Cleber

A  edição do Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba teve como finalidade selecionar boas ideias de negócio, surgidas mediante a livre propostas da comunidade acadêmica. O projeto teve início em abril deste mesmo ano e contou com a participação de diversos estudantes do IFNMG. 

 

Visando proporcionar maior integração dos alunos ao projeto, os estudantes foram estimulados a participar de desafios relâmpagos antes da etapa oficial de seleção. O projeto também contou com perfis nas redes sociais Instagram e Padlet. O Padlet foi utilizado para auxiliar na exposição dos materiais de apoio e o Instagram, usado para divulgação. 

 

O PRIMEIRO DESAFIO RELÂMPAGO

No primeiro Desafio Relâmpago, o problema que as duplas inscritas deveriam solucionar era criar uma ideia que visasse estimular a prática de esportes na cidade. Os vencedores foram Arthur Maurício e Guilherme de Sá, do 1º INFO, com  a ideia de um aplicativo de corrida, que, com determinada distância percorrida, o cliente acumularia pontos que poderiam ser trocados em cupons de lojas, similar ao que acontece com os programas de milhas, porém com a prática esportiva. A dupla levou como premiação uma caixa de bombons.

 

O SEGUNDO DESAFIO RELÂMPAGO

No segundo desafio relâmpago, o objetivo era criar um produto físico ou virtual, que facilitasse a vida dos estudantes. A dupla vencedora foi Richard Grady e Marcos Túlio, também do 1º INFO, com a ideia de um App que manteria o aluno informado sobre todas as novidades dos vestibulares no qual ele tivesse demonstrado interesse.

 

A ETAPA LOCAL

A Etapa Local teve o propósito de selecionar ideias de negócio inovadoras e estimular os alunos a produzirem soluções para os problemas da sociedade. O primeiro passo para isso foi realizar a divulgação do projeto, por meio de folhetos fixados nos murais do campus e postagens nas redes sociais.

 

Após o período de inscrições, foi ministrado um treinamento para os participantes e demais interessados com o intuito de explorar o Modelo Canvas e Pitch, preparando-os para a disputa da etapa local que aconteceu no dia 19 de setembro de 2019 e contou com a participação dos jurados Anamaria Azevedo, Fabrício Ribeiro e Fernanda Nogueira. 

 

A ideia vencedora foi a criação de um App, para unir consumidores veganos/vegetarianos à lojas e supermercados que dispõem de produtos que atendam esse nicho de mercado. A dupla vencedora foi João Pedro Feitosa e Ana Júlia Caires, do 1º ANO VISA, que levaram como prêmio um vale-pizza no valor de R$ 40,00 e uma viagem para V Semana Integrada de Eventos no IFNMG Campus Salinas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante o exposto, a realização da Etapa Local do Clube do Empreendedor 2019 em Janaúba, sistematiza, institucionaliza e alerta a comunidade acadêmica sobre a importância e relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento pleno dos estudantes do IFNMG, e consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento regional. Muito mais do que formar alunos para os vestibulares, é necessário formarmos cidadãos preparados para o mercado de trabalho.

 

Em um dos relatos dos participantes é possível observar a importância do projeto para os alunos. Em entrevista, o candidato à etapa local, Jarbas Rodrigues confirma “foi uma experiência bastante legal, nós tivemos acesso ao processo de pensar como funciona uma empresa, e como desenvolvê-la. Fizemos um tipo de plano de negócio, que pode ser bastante útil para quem pensa em abrir seu próprio negócio”.

 

  

Primeira reunião da equipe



 

Ganhadores do Primeiro Desafio Relâmpago  

 

 

Ganhadores do Segundo Desafio



Etapa Local

Fim do conteúdo da página