Portal IFNMG - Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.

Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 16h23 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h25

Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba

Autores: Brisa, Glenda e Cleber

A  edição do Clube do Empreendedor 2019 - Etapa Local Janaúba teve como finalidade selecionar boas ideias de negócio, surgidas mediante a livre propostas da comunidade acadêmica. O projeto teve início em abril deste mesmo ano e contou com a participação de diversos estudantes do IFNMG.

Visando proporcionar maior integração dos alunos ao projeto, os estudantes foram estimulados a participar de desafios relâmpagos antes da etapa oficial de seleção. O projeto também contou com perfis nas redes sociais Instagram e Padlet. O Padlet foi utilizado para auxiliar na exposição dos materiais de apoio e o Instagram, usado para divulgação.

O PRIMEIRO DESAFIO RELÂMPAGO

No primeiro Desafio Relâmpago, o problema que as duplas inscritas deveriam solucionar era criar uma ideia que visasse estimular a prática de esportes na cidade. Os vencedores foram Arthur Maurício e Guilherme de Sá, do 1º INFO, com  a ideia de um aplicativo de corrida, que, com determinada distância percorrida, o cliente acumularia pontos que poderiam ser trocados em cupons de lojas, similar ao que acontece com os programas de milhas, porém com a prática esportiva. A dupla levou como premiação uma caixa de bombons.

O SEGUNDO DESAFIO RELÂMPAGO

No segundo desafio relâmpago, o objetivo era criar um produto físico ou virtual, que facilitasse a vida dos estudantes. A dupla vencedora foi Richard Grady e Marcos Túlio, também do 1º INFO, com a ideia de um App que manteria o aluno informado sobre todas as novidades dos vestibulares no qual ele tivesse demonstrado interesse.

A ETAPA LOCAL

A Etapa Local teve o propósito de selecionar ideias de negócio inovadoras e estimular os alunos a produzirem soluções para os problemas da sociedade. O primeiro passo para isso foi realizar a divulgação do projeto, por meio de folhetos fixados nos murais do campus e postagens nas redes sociais.

Após o período de inscrições, foi ministrado um treinamento para os participantes e demais interessados com o intuito de explorar o Modelo Canvas e Pitch, preparando-os para a disputa da etapa local que aconteceu no dia 19 de setembro de 2019 e contou com a participação dos jurados Anamaria Azevedo, Fabrício Ribeiro e Fernanda Nogueira.

A ideia vencedora foi a criação de um App, para unir consumidores veganos/vegetarianos à lojas e supermercados que dispõem de produtos que atendam esse nicho de mercado. A dupla vencedora foi João Pedro Feitosa e Ana Júlia Caires, do 1º ANO VISA, que levaram como prêmio um vale-pizza no valor de R$ 40,00 e uma viagem para V Semana Integrada de Eventos no IFNMG Campus Salinas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante o exposto, a realização da Etapa Local do Clube do Empreendedor 2019 em Janaúba, sistematiza, institucionaliza e alerta a comunidade acadêmica sobre a importância e relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento pleno dos estudantes do IFNMG, e consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento regional. Muito mais do que formar alunos para os vestibulares, é necessário formarmos cidadãos preparados para o mercado de trabalho.

Em um dos relatos dos participantes é possível observar a importância do projeto para os alunos. Em entrevista, o candidato à etapa local, Jarbas Rodrigues confirma “foi uma experiência bastante legal, nós tivemos acesso ao processo de pensar como funciona uma empresa, e como desenvolvê-la. Fizemos um tipo de plano de negócio, que pode ser bastante útil para quem pensa em abrir seu próprio negócio”.

Primeira reunião da equipe

Ganhadores do Primeiro Desafio Relâmpago