Portal IFNMG - Tudo pronto para o IX Simpósio de Informática Ir direto para menu de acessibilidade.

Tudo pronto para o IX Simpósio de Informática

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 16h44 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2016, 16h47
imagem sem descrição.

Começa nessa terça-feira, 14, o IX Simpósio de Informática do IFNMG-Campus Januária, que neste ano tem como tema a “Tecnologia aplicada ao desenvolvimento sustentável”. Ao longo de quatro dias, professores, demais profissionais e alunos terão a oportunidade de participar de uma gama de atividades: palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, maratona de programação, quiztech, feira de projetos, jogos, competições e confraternização.

O credenciamento ocorrerá a partir das 13h30. Nessa terça, serão ministrados os seguintes minicursos: Introdução à Análise de Redes Sociais -ARS; Automação Residencial utilizando Arduino; Introdução ao Desenvolvimento de Games e Aplicações 3D utilizando a Unreal Engine 4; Edição de imagens no Fireworks com foco para web e Gestão Sustentável de Projetos com PM Canvas. Também haverá o campeonatos de League of Legends e o de Counter Strike.

A conferência de abertura acontece na quarta-feira, 15/06, às 13h30, no Anfiteatro do IFNMG-Campus Januária. O tema da palestra é “Aplicações tecnológicas sustentáveis”, que será ministrada pelo engenheiro de telecomunicações Frederico Batista e pelo engenheiro elétrico Thalis Antunes de Souza. Os profisisonais explicam que no mundo atual, as áreas do conhecimento se convergem, o que demanda a necessidade do desenvolvimento de projetos multidisciplinares. “Nesta palestra, iremos abordar desde reciclagem de lixo eletrônicos, passando pela importância do trabalho em comunidade e encerrando com o uso de geotecnologias e Veículos Autônomos Não Tripulados – VANTs em aplicações de planejamento e monitoramento em empreendimentos agrícolas, sempre minimizando os impactos ambientais nos mesmos”, destacam os palestrantes.

Em defesa da sustentabilidade

O professor e coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Giuliano Viana Alkmim, que é doutor em Educação pela UFMG e mestre em Educação pela UnB, afirma que palestras como a da abertura tem como objetivo discutir como o profissional de informática pode colaborar promovendo soluções sustentáveis dentro da sua área de atuação. “Por isso, o IX Simpósio apresenta como tema central 'Tecnologia aplicada ao desenvolvimento sustentável' no intuito de despertar nos acadêmicos e profissionais a importância de tal atuação”, defende o coordenador.

encontro ex alunos

De acordo com o Giuliano, neste ano, o IFNMG-Campus Januária completa 20 anos de oferta dos cursos de nível médio e 10 anos de oferta do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Campus também já ofereceu cursos de informática nas modalidades Proeja e Formação Inicial e Continuada. Há 8 anos, o campus atua nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente/concomitante e nível superior. Para comemorar essas datas e todos os feitos, o coordenador informa que haverá também, durante o Simpósio, o I Encontro de Ex-alunos de Informática, no dia 16 de junho. “O encontro permitirá a troca de experiências entre os diversos profissionais que aqui se formaram e que, muitos hoje, integram o quadro de funcionários do IFNMG em seus diversos campi”, afirma Giuliano.

Os egressos ainda podem ser inscrever gratuitamente. Clique aqui.

Acesse o site do IX Simpósio de Informática e confira toda a programação. O evento termina na sexta-feira, dia 17 de junho.