Portal IFNMG - IX Simpósio de Informática interage tecnologia, empreendedorismo e comprometimento com a sustentabilidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 17h27 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 14h02

IXSI 3

É impossível pensar o mundo contemporâneo desassociado da tecnologia. Nesse cenário, a primeira imagem que vem a nossa mente é a de um computador, uma ideia meio que reducionista, se considerarmos, que a palavra tecnologia em seu sentido amplo, abarca desde a descoberta do fogo, a invenção de uma máquina qualquer, ou até mesmo a criação da escrita. A revolução industrial implicou em um processo de transformação do mundo, acompanhado por uma notável evolução tecnológica.

A tecnologia digital, teve sua emergência a partir do século XX, destacando-se, a partir daí, as tecnologias de informação e comunicação, por meio da evolução das telecomunicações, com a utilização dos computadores , voltados para o desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia e afins.

Se por um lado, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhoria na qualidade de vida das pessoas, os fatores negativos, são alarmantes, devido à quantidade de resíduos altamente tóxicos, depositados no meio ambiente, derivados de equipamentos tecnológicos.

IXSI 5

Tecnologia e sustentabilidade
Nesse contexto, o IX Simpósio de Informática do Campus Januária, com o tema Tecnologia e desenvolvimento sustentável, emerge como uma atividade didático-pedagógica do ambiente escolar, que extrapola os conteúdos de sala aula e coloca o aluno em confronto com o conhecimento, como sujeito ativo e participativo.

O tema do evento, voltado para a sustentabilidade, demonstra uma consciência ambiental por parte de professores e estudantes, de forma a apresentar para a sociedade, ferramentas que podem contribuir, para que haja equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente, buscando a ideia de tirar o homem do papel de sujeito passivo, co-responsável pelo processo de exploração da natureza e colocá-lo, numa situação de sujeito ativo que busca resultados e meios de proteger o mundo em que vive. Desse modo, o evento foi uma associação de palestras, minicursos, mostra de trabalhos científicos, cujas atividades buscaram apresentar soluções para amenizar os danos provocados ao meio ambiente, devido ao avanço acelerado da tecnologia.

20 anos de história
No apogeu dos 20 anos do curso técnico em Informática e 10 anos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), o evento de Informática que acontece anualmente, interagiu conhecimento, cultura, entretenimento e empreendedorismo, associado às práticas educativas e sociais que pulsam em sala de aula e nos corredores da instituição.

Percepções sobre evento
O acadêmico Ákila Faria, aluno do curso TADS, resume o IX Simpósio de Informática, como "excelente, muito bem organizado", além de um espaço muito propício para a troca de informações com alunos de outros campi.

IXSI 6

Para o coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento Sistemas, prof. Giuliano Viana, o evento foi um momento ímpar na instituição, tendo em vista a integração de todos os campi, em torno da discussão de um tema em comum que é a tecnologia, superando bastante as suas expectativas, tanto nos aspectos qualitativos como nos quantitativos. "Foi um acontecimento muito grandioso, devido a variedade de conteúdos abordados na programação, bem como, a adesão do público local, e a efetiva participação dos nossos alunos", concluiu.

IXSI 1

O diretor-geral, Cláudio Mont'Alvão recebeu com muito entusiasmo o evento, no período de transição entre o final de um mandato e o começo de outro. " Lançaremos mãos de esforços para que a nossa instituição seja promotora de educação de qualidade e de eventos que contribuem na formação dos nossos alunos, engrandecendo esta Casa de Ensino", ressaltou.

CONFIRA MAIS FOTOS

IX SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA - 1º DIA