Portal IFNMG - PET-Adm utiliza cinema para refletir e praticar teorias abordadas em sala de aula, através da ação Cine PET Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 17h01 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 08h17

pet 1O grupo PET-Adm é um Programa de Educação Tutorial do IFNMG Campus Januária que realiza atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão para os acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração.

Através da aplicação dos conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala de aula e levados a campo, o PET-Adm visa trazer retorno aos acadêmicos e sociedade em geral, e, para isso, desenvolve projetos de cunho social, dentre eles o Cine Pet.

Além de ampliar a visão crítica e reflexiva do acadêmico por meio da exibição de filmes e/ou documentários, o cine pet também permite uma elevação da qualificação técnica, científica e acadêmica dos petianos e demais participantes, bem como ampliar/fortalecer o vínculo entre os petianos com os demais alunos do curso com troca de saberes efetivada.

Cada vez mais o cinema adquire um papel importante na educação. Filmes e documentários carregam significados e histórias que, se analisados e colocados como objeto de reflexão, trazem aprendizados importantes. Desta forma são importantes estratégias de ensino, haja vista que trazem uma visão reflexiva e prática sobre as teorias abordadas em sala de aula.

pet 2

O Cine Pet é uma ação que proporciona aos acadêmicos do curso de administração, uma oportunidade de perceber como os conhecimentos teóricos são aplicados de forma múltipla nos mais variados contextos da sociedade. É necessário que se compreenda que a linguagem fílmica é essencialmente semiótica, repleta de símbolos e significados a serem desvendados pelos espectadores.

A espinha dorsal do Cine Pet e sua justificação como instrumento educativo residem na ação do professor que promove a reflexão, pois o filme em si não a estimula e o Cine Pet não é uma ação onde “passa-se um filme”, mas sim uma ação onde “estuda-se um filme.

Portanto, o Cine Pet demanda um papel ativo do professor no sentido de fazer a interpretação do filme com os acadêmicos, procurando desvelar os conceitos e valores que sustentam a trama apresentada. Esta conduta ajuda no desenvolvimento do raciocínio, da postura crítica e da autonomia de pensamento dos acadêmicos.