Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária realiza blitz Informativa – Setembro amarelo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Campus Januária realiza blitz Informativa – Setembro amarelo

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 10h34 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 10h49

setembro amarelo01.jpg

 

Foi realizada no dia 10 de setembro, pelo  Departamento de Assistência ao Educando e Apoio à Educação do Campus Januária,  uma Blitz Informativa sobre o Setembro Amarelo. A ação teve como objetivo a entrega de folhetos e laços amarelos para conscientizar a comunidade acadêmica acerca da prevenção do suicídio e dessa forma, buscar salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre o assunto.

Devido o  tema  ser considerado ainda  um tabu, e para chamar a atenção da população para o grande número de casos, setembro foi instituído mundialmente para sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto, sendo que o dia 10 do mês  setembro  foi escolhido como o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.  O suicídio é o ato de acabar com a própria vida, sendo sempre um acontecimento complexo. A pessoa não tem como objetivo a morte, mas sim, o fim do sofrimento pelo qual está passando.

O suicídio tornou-se um problema de saúde pública e as causas mais comuns são em decorrência de transtornos mentais, como esquizofrenia e bipolaridade, bem como dependência química, alcoolismo e depressão. A depressão é considerada a principal causa do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, sendo que de 10 casos, nove poderiam ser evitados.

setembroamarelobltz.jpg

Em geral, suicídios são planejados e as pessoas avisam ou dão sinais comportamentais. Reconhecer estes sinais e ofertar apoio, pode prevenir uma tentativa e começar um caminho de superação do sofrimento. Se você estiver pensando em tirar sua própria vida, saiba que você não está sozinho e que existem formas de superar o sofrimento, a morte não é solução. Toda vida vale a pena!

É importante pedir ajuda. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que passa pela sua cabeça. Ter alguém para conversar é muito importante.

Ligue 188 – Esse é o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV). Essa entidade oferece apoio emocional e pode entender pelo que você está passando.

Procure o Setor de Psicologia do Departamento de Assistência ao Educando e Apoio à Educação, do IFNMG-Campus Januária ou  um serviço de saúde pública mais próximo de sua casa.

O Setembro Amarelo é acima de tudo uma campanha de valorização da vida

  

setembroamrelo03.jpg

Fim do conteúdo da página