Portal IFNMG - Roda de Conversa aborda tema voltado para pessoas com deficiência no mercado de trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Roda de Conversa aborda tema voltado para pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 10h04 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h00

roda de conversa 1

“Oportunidade pode ser definida como: Qualidade, caráter do que é oportuno. Mas para pessoas com deficiência, esta é definida como um novo significado para a vida!”

Realizou-se nesta terça-feira 27/11/2018, no auditório da Biblioteca Saul Martins do IFNMG - Campus januária, uma Roda de Conversa, abordando o tema: “Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho", promovida pela empresa Simulada, Performance Treinamento e CapacitAções, que é formada por alunos do curso de Bacharelado em Administração, (turma 115) e coordenada pelo professor Francisco Farlei. 

roda de conversa 3

A banca foi composta pelos seguintes participantes:   Romário Adryano dos Santos, este que é deficiente físico desde os três anos de idade, o qual abordou um pouco da sua realidade, demonstrando as dificuldades que enfrentou em tempos passados, onde a legislação que faz jus aos direitos dos deficientes, havia acabado de entrar em vigor; pelo bibliotecário do campus, Carlos Cezar de Carvalho, que tem atuado em temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Educação e também na coordenação de Ações Inclusivas e membro do NAPNE IFNMG - Campus Januária; pelo gerente da unidade Sesc/Januária,  Marcelo Alkmin, representando e esclarecendo, a relação do setor privado na contratação de pessoas com deficiência, direitos e deveres de ambos, além da acadêmica, Giane Elias Andrade, do curso de Bacharelado em Administração do IFNMG – Campus januária que, atualmente, faz parte da equipe de colaboradores do Supermercado Caribé.

roda de conversa 2

As questões abordadas vieram a esclarecer dúvidas referentes ao processo seletivo, às formalidades do contrato de trabalho, qual direito que a lei assegura aos deficientes no setor público, assim como no setor privado. Como a empresa lida com a integração, assim como a inclusão dos mesmos em seu quadro de colaboradores, interessante notar que foi possível conhecer um pouco da visão  não apenas do gestor,  como também do colaborador, entendendo um pouco das dificuldades de ambas as partes, nessa tentativa de um mundo de igualdade a todos.

Abrilhantando também o evento tivemos o prazer de receber o grupo MÃOS E LUZ, que encantou a todos com apresentação de um louvor na linguagem dos sinais (LIBRAS). 

 

Fim do conteúdo da página