Portal IFNMG - Mais um curso integrado ao ensino médio em Teófilo Otoni: Técnico em Gestão Empreendedora Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h54 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 18h06

O IFNMG não está economizando nas novidades em relação ao Vestibular e ao Processo Seletivo 2020. Entre os novos cursos, o Técnico em Gestão Empreendedora integrado ao ensino médio será ofertado no Campus Teófilo Otoni, primeira unidade, de todos os campi do Instituto, a apostar nessa formação.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a aposta se deve ao propósito de somar esforços aos grupos sociais e agentes governamentais de Teófilo Otoni, a fim de colaborar com o fortalecimento das cadeias produtivas da região e atuar como produtor de inovação e tecnologia, prospectando a atuação dos profissionais do futuro por meio do empreendedorismo.

O diretor-geral do Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, destaca que o Campus está dando prosseguimento à missão institucional no Vale do Mucuri. “Esse curso é importante para Teófilo Otoni, que é um polo regional, onde o eixo de gestão de negócios, comércio e prestação de serviços é muito forte e apresenta grande potencial para expansão, principalmente contando com o apoio da universidade. O curso técnico Gestão Empreendedora Integrado ao Ensino Médio está antenado e vinculado ao momento atual, ao cenário econômico local, nacional e internacional, sem deixar de preocupar-se com o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes”, afirma o diretor.

Como se trata de um curso que tem aplicação em qualquer área do conhecimento, Renildo aponta que a formação ajudará o jovem a organizar a própria vida, definindo metas e objetivos. Isso significa que os estudantes que ingressarem nesse curso desenvolverão habilidades capazes de gerar soluções inovadoras, além de uma abordagem dinâmica na solução de problemas e uma visão de gestão que o ajudará a seguir sua carreira profissional com o dinamismo empreendedor. É o que também garante a servidora e coordenadora do curso, a professora Tarrara Alves Horsth, que é bacharel em Contabilidade com especialização em Controladoria e Finanças e mestrado em Administração.

Segundo a servidora, o estudo do empreendedorismo se faz necessário por sua capacidade de desenvolver comportamentos e habilidades nas pessoas que as auxilie em toda e qualquer carreira profissional. “O mercado é dinâmico e é esperado que os profissionais do futuro exerçam atividades e profissões que ainda nem podemos supor, assim, o estudo do empreendedorismo é uma forma de desenvolver essa capacidade de se adequar às mudanças tecnológicas de forma ativa e empreendedora”, analisa Tarrara.

O curso

Os alunos do Técnico em Gestão Empreendedora integrado ao ensino médio terão pela frente três anos de formação, com aulas pela manhã e à tarde, no Campus Teófilo Otoni, que fica na Rua Mocambi, 295, bairro Viriato, em Teófilo Otoni (MG). Ao longo do curso, os alunos estarão envolvidos com conteúdos e atividades relacionados a disciplinas tradicionais do ensino médio, comuns a qualquer escola no país (Base Nacional Comum Curricular), a disciplinas técnicas específicas da área de Gestão Empreendedora e, ainda, a disciplinas de formação geral, que articulam e integram as discussões do ensino médio e do técnico e favorecem o pensamento crítico do futuro profissional.

As disciplinas específicas do curso técnico incluem Empreendedorismo, Projetos Técnicos Inovadores, Gestão Estratégica de Pessoas, Financeira, Gestão de Suprimentos, Gestão Mercadológica, Gestão Estratégica, Gestão de Sistemas de Informação e Gestão de Processos e Qualidade.

Para mais informações, os interessados podem encaminhar dúvidas para a coordenadora do curso, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Processo Seletivo

Para conquistar uma das 40 vagas para o curso Técnico em Gestão Empreendedora integrado ao ensino médio do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, é necessário ser aprovado no Processo Seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 31/10, somente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Mas o IFNMG pode isentar o candidato dessa taxa, caso ele não possa pagá-la em função de sua condição socioeconômica. Para tanto, o candidato deverá comprovar, por meio de sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), renda familiar per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. O pedido de isenção da taxa do Processo Seletivo deve ser feito eletronicamente, na mesma página de inscrição, informando o número do NIS (Número de Identificação Social), até o dia 08/10/2019.

O Instituto reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/2019. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira o conteúdo programático). As cidades de prova serão Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio estão disponíveis no Edital nº 138/2019. Em caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..