Portal IFNMG - Alunos do IF realizam peças de teatro inspiradas em obras literárias consagradas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 14h42 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 14h43

Olga Reverbel (1978), no livro “Teatro na sala de aula”, afirmou ser possível entender o teatro como um importante recurso motivacional capaz de despertar no estudante o desejo pela leitura, auxiliando-o no aprendizado de determinado conteúdo e, ao mesmo tempo, diverti-lo. Sendo essa uma prática possível para todos os graus de ensino.

Nessa perspectiva, servidores do IFNMG, estudantes e familiares, além da comunidade residente no bairro Viriato, foram convidados a assistir dramatizações inspiradas em obras literárias adaptadas pelos estudantes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFNMG – Campus Teófilo Otoni.

A primeira apresentação foi inspirada em “O sítio do pica-pau amarelo”, de Monteiro Lobato, e aconteceu no dia 08 de outubro. Já no dia 10 do mesmo mês foi apresentada a dramatização “Vida no sertão”, inspirada na obra “Vidas Secas” do escritor modernista Graciliano Ramos.

Aos servidores do Campus foi solicitado 1 kg de alimento não perecível em troca do ingresso, o que propiciou o repasse dos mantimentos arrecadados ao CRAS do CEU das Artes, localizado no bairro Viriato, a fim de comporem cestas básicas para doações a famílias que necessitam. Com o apoio da Prefeitura Municipal foi possível contar com espaço e equipamentos de sonoplastia adequados, além de pipoca após as sessões para todos os presentes.

Com esse resultado positivo e inspirador, três apresentações serão realizadas ainda no mês de outubro por estudantes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Informática. Logo abaixo seguem os nomes das dramatizações e datas:

29/10 - Branca de Neve e os Sete Grandões, inspirado no conto “Branca de Neve” de Jacob e Wilhelm Grimm;

30/10 - Auto da Compadecida, inspirado na obra de Ariano Suassuna;

31/10 - Auto da barca do inferno; inspirado na obra de Gil Vicente.

Público alvo 1: Conjunto Habitacional Parque das Acácias e Hortênsias (Gratuito – retirada de ingresso no CRAS/CEU das Artes)

Público alvo 2: Servidores, estudantes e familiares (1 kg de alimento não perecível – retirada do ingresso na secretaria do Campus a partir do dia 24 de outubro)