Portal IFNMG - Projeto de Extensão leva curso de Informática Básica para Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto de Extensão leva curso de Informática Básica para Teófilo Otoni

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 11h43 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 11h45

No dia 09 de novembro de 2019 ocorreu o encerramento do curso Introdução a Informática Básica, realizado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Teófilo Otoni. O curso, com duração de 6 meses e carga horária total de 50 horas, foi realizado na parte da manhã, aos sábados, e faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas por meio do projeto de Extensão “Inclusão – A busca pelo conhecimento não tem idade” que neste período atendeu 29 pessoas da comunidade local.

O projeto, que foi coordenado pelo Técnico Administrativo Gerfson Viana, também contou com a participação de Luciana Ribeiro, Assistente Social do CRAS de Ladainha, Larisse Colen, Assistente Social do IFNMG, e das bolsistas Lívia Andrade e Bruna Fernanda, discentes do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFNMG. Além disso, o projeto obteve a parceria da Associação Parque das Hortênsias e Adjacências.

As aulas de informática tiveram como objetivo a promoção da inclusão digital de adultos, priorizando a terceira idade, incluindo beneficiários do Programa Bolsa Família e do Programa Minha Casa Minha Vida. Durante a execução do projeto foram realizadas diversas atividades com o objetivo de estimular o desenvolvimento social, a exemplo das palestras “Cidadania e Participação Popular” e “Ética profissional e Elaboração de Currículo”.

Outro ponto importante a ser destacado foi o alto envolvimento dos discentes, que demonstraram bastante interesse no conteúdo apresentado. Segundo o coordenador do projeto, Gerfson Viana, o índice de evasão foi muito baixo, de 29 alunos, apenas quatro não cumpriram os requisitos para a obtenção da certificação.