Portal IFNMG - Napne e Núcleo Diversidade e Inclusão promovem minicurso sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno com necessidades específicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Napne e Núcleo Diversidade e Inclusão promovem minicurso sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno com necessidades específicas

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 11h24 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h51

 

 

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Teófilo Otoni e o Núcleo Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação promoveram no dia 20 de novembro de 2019 o minicurso "O Cotidiano da escola Inclusiva", ministrado pelos especialistas Igor Fernandes de Souza, pedagogo do Núcleo Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Teófilo Otoni, e Cristina Maria das Dores Silva, coordenadora do mesmo núcleo.

Na oportunidade, foi discutida a importância da instituição escolar assumir o compromisso de promover ações, metodologias e atitudes inclusivas e democráticas. Para isto, faz-se necessário compartilhar conceitos, informações e procedimentos que respaldam o planejamento do atendimento ao aluno com necessidades específicas.

O minicurso veio atender a um importante anseio dos docentes e Núcleo Pedagógico: como elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), um indispensável instrumento de acompanhamento do aluno com necessidades específicas. O PDI deve estar fundamentado nas habilidades e competências deste aluno, considerando sua condição específica na realização de determinadas tarefas.

Os palestrantes apresentaram o passo a passo da elaboração do documento e destacaram seu perfil dinâmico e “nunca acabado”. Ressaltaram ainda o papel do Estado, escola e família no acesso, permanência e êxito do aluno, bem como a necessária reflexão da concepção da educação especial, tendo como pressuposto os direitos humanos.

Segundo Paula Pontes do Espírito Santo, presidente do NAPNE – Campus Teófilo Otoni, “o minicurso cumpriu seu objetivo de prestar informações relevantes sobre o documento e dirimir as dúvidas dos principais atores envolvidos: o núcleo pedagógico e os docentes. Desta forma damos mais um passo na tentativa de assegurar a todos os alunos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola”.

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Teófilo Otoni é representado pelos servidores Paula Pontes do Espírito Santo (Psicóloga), Luara Cristiane Dourado Neves (Docente), Larisse Colen de Oliveira (Assistente Social), Graciely Mara Vieira (Técnica em Assuntos Educacionais), Geraldo Hélio Chaves da Silva (Docente), Thiago José Policarpo Firmo Santos (Auxiliar em Administração) e as discentes Emilly Oliveira Gil Rosa e Tayná Klier Langholz.

 

Fim do conteúdo da página