PIBID – IFNMG
O IFNMG, com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Diretoria de Educação Básica Presencial (CAPES/DEB), desenvolve o Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid desde julho de 2010 nos Campi Januária e Salinas. Os cursos contemplados no referido Programa são as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Matemática no Campus Januária e Biologia, Física, Matemática e Química no Campus Salinas.
O Pibid visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Federais de Educação Superior, incentivando a formação de professores em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública e contribuir para a elevação da qualidade do ensino ministrado nessas instituições.
No IFNMG, o programa visa atender aos seguintes objetivos gerais:
I. Aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura com vistas à melhoria da formação;
II. Analisar a prática a fim de conhecer os desafios da profissão e a partir disso, ressignificar a carreira do professor, fomentando a construção do conhecimento na formação de professores; através da valorização do espaço da escola pública, o desenvolvimento de estratégias metodológicas diversificadas voltadas para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
III. Consolidar a formação na licenciatura, articulando teoria e prática;
IV. Promover a diminuição da evasão dos cursos de licenciatura;
V. Propiciar o aumento na procura dos cursos de licenciatura;
VI. Proporcionar maior diálogo entre o Instituto Federal e as escolas públicas, aproximando assim, as relações institucionais, na perspectiva de incentivar a formação de professores para o ensino básico público;
VII. Promover uma articulação sólida entre o IFNMG e a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, objetivando o estabelecimento de projetos de cooperação entre os atores envolvidos no projeto, fomentando uma sólida formação docente inicial, na perspectiva da melhoria no ensino da região;
VIII. Fomentar a melhoria no desempenho dos alunos das escolas e disciplinas envolvidas, desenvolvendo estratégias de articulação entre as diferentes áreas pelo enfrentamento de situações-problema contextualizadas, fundamentadas nos direitos humanos e na diversidade sociocultural;
IX. Contribuir com a formação continuada dos professores das escolas envolvidas no projeto, enfatizando questões da aprendizagem das ciências em uma perspectiva contemporânea e integrada ao contexto das escolas parceiras, que subsidiem pesquisas acadêmicas na área de Educação;
X. Promover experiências pedagógicas inovadoras, em uma perspectiva interdisciplinar, como meio para compreender as Ciências, como construções humanas e a sua relação com a vida social e produtiva.
Documentos
Portaria n° 96/18 de Julho de 2013 - Aprova Regulamento PIBID
PROJETO PIBID - 2013 - APROVADO CAPES
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