Pós-Graduação em Teatro e Educação
O Especialização em Teatro e Educação, objetiva qualificar recursos humanos na grande área da Educação, e na área específica do Teatro, promovendo, a professores que não são formados em artes cênicas, o acesso às metodologias, conceitos básicos e fundamentos teórico-práticos do jogo teatral e da cena contemporânea, em seus diálogos com a educação, com o foco na elaboração de projetos interdisciplinares em teatro e educação.
- Nome do curso: Especialização em Teatro e Educação
- Modalidade: Educação a Distância
- Tipo: Especialização
- Habilitação: Especialista em Teatro e Educação
- Ano de implantação: 2021
- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 137, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2021
- Total de vagas ofertadas: 120
- Número de vagas ofertadas por polo: 40
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 120
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)
- Tempo para integralização do curso: 12 meses
- Carga Horária: 380 horas
- Perfil do egresso
O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:
-
- Elaborar projetos educacionais interdisciplinares com a área do teatro;
- Identificar elementos cênicos, podendo agir criticamente com relação às diversas produções artísticas, reconhecendo aspectos da teatralidade e da performatividade neles presentes;
- Agir como formadores de público, mediadores e/ou animadores culturais em suas escolas e comunidades;
- Compreender criticamente a produção teatral e suas relações com processos educativos;
Matriz Curricular do Curso
Dra. Mariana Emiliano Simões - Coordenadora do Curso
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Pedro Luis Braga Silva - Mestre
Daniel Alberti Perez - Doutor
Antônio Carlos Soares Martins - Doutor
Gregório Hernández Pimenta - Mestre
Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.
Título do TCC | Autor(es) |
Teatro na Educação Infantil: uma possibilidade com o professor-personagem | Ábias Ferraz de Oliveira |
Jogos e Processos Improvisacionais Musicais para Teatro: proposições | Adrio Schwingel |
O Teatro como elemento integrador da Corporeidade, Emoção e Linguagem, a partir do campo da experiência: Corpos, Gestos e Movimentos da BNCC |
Alan Luis Vieira Valério Alexandre Francisco Prudente de Siqueira |
Programas Performativos no Ensino Médio por meio de narrativas autobiográficas | Amarildo Alexandre de Paula Alonso do Carmo |
Produção de Texto teatral e Protagonismo Juvenil, no Ensino Remoto | Amauri Araújo Antunes |
Formação em Cena: oficinas educacionais, com intersecção dos princípios de Paulo Freire e Augusto Boal |
Ana Maria da Silva José Geraldo da Silva |
O Teatros de Sombras em interface com a memória e a história de um lugar: apresentação de uma história pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais |
Ana Maria Rocha Silva Gonçalves |
O ‘CORPOMANTO’ e a costura da memória | Ana Maria Tibaldi Basso |
A ORIGEM DA RODA: Uma proposta pedagógica em teatro e dança | Ana Paula Novais Pereira |
DIÁLOGOS TEATRAIS: a situação da opressão à mulher na leitura de obras artístico-literárias | SIQUEIRA, Andrea de Lima Siqueira Marlúcia Ávila Bezerra |
DO MITO À REALIDADE – A contação de histórias, como possibilidade de trabalho do professor unidocente |
Andréa Lúcia Garcia Lucena Neiva Teresinha Azevedo Boos |
Jogos Teatrais e Jogos Musicais | Andréia Paccola de Souza |
Jogos Teatrais para Jovens do século XXI | Angela Rojo |
Teatro na Escola: uma proposta de ensino/aprendizagem em Teatro | Antônio Paulo Ferreira Lobo |
Contação de Histórias e Palhaçaria: até as princesas soltam pum | Ari Meneghini Santos |
Sagrado, Performance e Religiosidade na humanização da escola | Arilton Lopes Rocha |
Um baú para contar histórias: a construção da personagem e o jogo teatral na educação infantil |
Calioppe Melo Viana |
Proatividade na aprendizagem em educação ambiental: promovendo a sensibilização por meio do Teatro do Oprimido |
Cícera Maria da Silva Laurindo |
Preservação da memória, usos e costumes da seresta de Diamantina MG: uma ação pedagógica |
Cinthia Alessandra Fonseca Rocha |
Pedagogia na quadrilha de roda | Clara Antônia de Jesus |
Quem sou eu? Ao encontro da(s) identidade(s) afro-ameríndias | Cláudia Pires Maués Maria Gorete Firmino de Lima |
Espetáculo Vidas Negras importam: a luta contra o preconceito e a discriminação racial | Clóvis de Souza Oliveira |
Entrelaçando os saberes tradicionais: alfabetização, letramento e o fazer teatral, potencializando conteúdos no ambiente escolar |
Délia Mayra Sena Santos |
Nas toadas dos bois-bumbás em Paritins(AM): o fazer pedagógico intercruzando com seus ritmos e sonoridades |
Denilson Marques dos Santos |
Os jogos teatrais na sala de aula | AGUIAR, Dilcinéia Maria de Araújo |
Oficina da Escuta | Eliza Pragana Galvão |
Teatro das Oprimidas: “nossas vozes, nossos corpos” | Erleide Cunha Morais |
Do fato ao ato passando em re-vista: sob os princípios do teatro de revista brasileiro para um fazer teatral contemporâneo |
Everton do Espírito Santo |
Eu Sou Um Corpo Afro-Ameríndio! A Estética-Consciência Contra o Racismo | Fabrício Manoel de Jesus |
CulturARTE’S-Cênicas | Fernanda da Silveira Souza Patrícia da Silveira Souza |
Aqui é África! | Frederico da Luz Santana Filho |
Quem canta um ponto encanta um conto: arte, corpo, memórias e diálogos integeracionais em comunidades de saberes tradicionais |
Gabriela Ferreira Curi |
O Teatro e o Cordel: um espaço para novas perspectivas de poéticas individuais | Iara Ribeiro |
O Teatro e a transformação social na periferia urbana de Caxias do Sul - RS | Idalzi Stockmans Sandro Roberto de Moraes Martins |
Os Jogos Teatrais como metodologia no reconto do conto potiguar A Princesa de Bambuluá | Itanete Porpino de Paiva |
Trabalhando a diversidade através dos jogos dramáticos e da literatura | Izabel Cristina Menezes Santos Ovídio Maria Aparecida dos Santos Ferreira |
A Literatura Infantil Afro-brasielira e o Teatro Experimental do Negro: uma proposta pedagógica em teatro e educação na escola |
Jalison Nascimento |
Poéticas ceno-musicais: preparação do grupo Confluir sob a luz da Pedagogia do Teatro do Oprimido, para remontagem do espetáculo "Fantasia, o Musical" |
Janete Florencio de Queiroz Alburquerque |
Stória di nha Bairro (Estórias da minha Comunidade) | João Paulo dos Santos Brito |
Em busca de uma ludo-pedagogia: folguedos populares como recurso metodológico ao ensino do Teatro |
José Antonio Taveira Belo Júnior |
Teatro e Dança: As Capacidades de Expressão dos alunos do Ensino médio. | José Benício Soares Júnior |
A Escrita da Cena: uma experiência teatral a partir da cenografia | José Carlos da Silva Santos |
Oficina de Movimentos e Artes Cênicas | SANTOS, Júlio César dos |
O Teatro e as Ciências da Natureza (Química e Biologia): entrelaçamentos disciplinares no processo de ensino-aprendizagem para a cosncientização do descarte irregular de medicamentos |
Kleber Alberton |
Balaio Dançante. A bricandeira infantil como relato de memória | Lenimara Machado Motta |
Educação e Teatro do Oprimido: conhecimento e protagonismo contra o racismo | Leniuce Sousa Carvalho |
Mostra Estudantil Interdisciplinar - Teatro, Literatura e Audiovisual | Lorena Lima Nascimento Vila Nova |
Processos de Imersão em Arte: promovendo a criação coletiva a partir do Jogo Teatral | Luciana Pires de Sá Requião |
Semana do Teatro do Oprimido | Luiz Augusto Negreiros Ribas |
A Prática ViIEWPOINTS na Escola | Maira Cibele Lima |
A Interação Teatral usando conceitos da Perspectiva | Marcos Roberto Morali Marin |
Teatro do Oprimido: jogos em sala de aula | Margareth Cardoso Serra Nicolle Veronick Moreira de Faria |
A criação teatral na Educação Infantil: um olhar reflexivo para as práticas do Teatro Ventoforte e contribuições de Ilo Krugli |
Maria Cleta dos Santos Andrade |
Projeto Intervalo no Teatro: as constribuições do Teatro na formação do aluno-músico no Conservatório Estadual Músical Lorenzo Fernandez |
Marilda Eliana Soares |
O Teatro Didático para a transformação de comportamentos no trânsito | Marina Linhares Lino de Souza |
Diálogos e reflexões pela paz a partir do teatro dialético Brechtiano | Mary Ângela Maniva de Lima |
Contra a Violência Doméstica, Vozes Oprimidas se Insurgem | Meire Marcia Costa Martins Silva |
Jogos cooperativos e teatrais como recurso de desenvolvimento das habilidades socioemocionais | Melissa Cristina Nascimento Jordão |
Mapeamento dos cursos para formação de professores de Arte no Estado do Rio de Janeiro | Mônica Cristina Mesquita de Souza |
A Reinvenção da careta na escola | Valéria Rachid Otávio Naílsa Vieira Silva |
Jogos Teatrais no contexto da Educação Infantil | Nilza Maria Domingues |
A linguagem teatral com crianças na região periférica de Alfenas/MG: a rua,o jogo, a cena. | Paula Regina Alvarenga |
Projeto Eco Pedalada Teatral | Robert alexandre Rodrigues |
A História Local mediada pela Pedagogia Teatral: reconectando memórias e fortalecendo identidades | Santina Aparecida Ferreira Mendes |
Formação de leitores nos anos finais do Ensino Fundamental: a leitura do texto dramatúrgico como recurso pedagógico |
Sérgio Murilo Galvão Helal |
Oficina de Teatro na escola: musicalidade e cenas. | Shirlene Pereira Almeida |
Jogos Teatrais em contextos de vulnerabilidade pessoal | Simoni Jacomini de Souza |
Arte Educação: teatro, Infância e Natureza | Suely dos Santos Cruz Rodrigues |
Teatro no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil: conexões de sensibilidades | Tathiana Andrade Sanches |
Maculelê - Rei da Valentia | Thereza Cristina Artigas de Godoy |
Teatro de Bonecos: recurso potencializador de habilidades e aprendizagem para o ensino Fudamental I | Veronice Quaresma Valente |
Redes Sociais