Portal IFNMG - Projeto Rondon Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto Rondon

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 10h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 14h30

O que é?

Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), é o maior projeto de extensão universitário do país. Ele visa à busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, a partir da participação voluntária de estudantes do ensino superior.

O Projeto conta com a parceria de diversos ministérios, das Forças Armadas, de governos estaduais, prefeituras municipais e empresas socialmente responsáveis. Há também a participação imprescindível das instituições de ensino superior (IES).

Objetivos

• Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
• Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país.
• Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
• Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
 
Como participar

As operações são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares, em regiões nacionais previamente selecionadas pelo MD. Os editais, divulgados no site do Projeto Rondon nos meses de março e agosto, detalham as informações sobre cada operação.

Divulgado o edital, as IES cadastra uma proposta de trabalho, detalhando como serão realizadas as ações em um dos conjuntos:
Conjunto "A": Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
Conjunto "B": Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.
Conjunto "C": Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

As propostas de trabalho são avaliadas pela Comissão de Avaliação de Propostas de Trabalho do Projeto Rondon – CAPPR e os melhores trabalhos são selecionados.

Após a aprovação, a IES seleciona os alunos rondonistas para desenvolverem as atividades da proposta de trabalho elaborada, no município indicado pelo MD. Esses alunos participam, previamente, de diversas oficinas de capacitação e, durante a operação, possuem todas as suas despesas custeadas pela IES ou MD.

No município selecionado, a equipe trabalha durante duas semanas, a fim de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável e capacitar multiplicadores.

Assista ao vídeo institucional
https://www.youtube.com/watch?v=F7zlxJZArNo 


IFNMG no Projeto Rondon

O IFNMG, pela primeira vez, participará desse projeto nacional, atuando no município de Ibiracatu/MG, nos dias 27/01/22 a 13/02/2022, no conjunto "B": Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Com a proposta intitulada “Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade e Inclusão Digital nos Gerais", 8 estudantes dos cursos graduação do IFNMG e 2 professores ofertarão diversas oficinas alinhadas à realidade e necessidade do município. Entre essas oficinas estão oficinas de “Capacitação em informática básica para servidores da educação”, “Capacitação em ferramentas digitais na educação”, “Qualidade da água e formas de tratamento simplificado da água para uso doméstico”, “Educação Ambiental para crianças”, “ Produção de mudas, plantio e manejo de espécies arbóreas”, entre outras.

A operação capacitará agentes multiplicadores para que eles possam, além de serem agentes de mudança, disseminar o conhecimento e as experiências com outros munícipes. Focando no processo ensino-aprendizagem e atuação extensionista, os rondonistas terão a oportunidade de confrontar o saber científico, acumulado durante a formação acadêmica, com a realidade concreta. Essa experiência ímpar permitirá o aprimoramento da atuação profissional e também maior humanização no tratamento das questões sociais. Ademais, possibilitará ao discente uma atuação proativa e contributiva às demandas sociais regionais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página