Portal IFNMG - Professor ministra palestra sobre a experiência da Finlândia com a educação tecnológica Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 12 de Maio de 2015, 16h10 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 16h54

O professor e assessor de relações internacionais do IFNMG, professor Hilton Galvão, ministrou, na última sexta-feira (08/05), a palestra intitulada “Experiências Finlandesas na Educação Profissional e Tecnológica” para cerca de 20 pessoas no Câmpus Arinos.

A apresentação é um dos resultados da imersão do docente durante cinco meses na Finlândia por meio do programa Professores Para o Futuro, desenvolvido em parceria com universidades de ciências aplicadas finlandesas, via chamada pública do CNPq/Setec-MEC em 2014.

Hilton discute formas de melhorar o relacionamento entre empresas e os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e compartilha as práticas de pesquisa aplicada e pedagógicas e finlandesas utilizadas na educação profissional e tecnológica, além de programas e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Tampere University of Applied Sciences (TAMK), instituição na qual foi recepcionado.

“Na Finlândia, tivemos capacitação de três meses sobre práticas pedagógicas e mais dois meses de capacitação em pesquisa aplicada e relacionamento com comunidades e empresas”, ressalta o professor que recentemente teve projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq e colocado em execução no Câmpus Arinos com o tema "Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - CDTI: Experiências Finlandesas no relacionamento com empresas e comunidade".

O professor Hilton Galvão fará uma outra apresentação durante o Seminário de Avaliação Final do Programa VET Professores para o Futuro que acontece na programação do III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), de 26 a 29 de maio em Recife (PE). O tema é  "O aumento da motivação e envolvimento dos alunos: Administração educacionale ambientes educacionais" .

Criado em 12/05/2015