Portal IFNMG - Estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Médio e servidores do IFNMG - Campus Teófilo Otoni realizam Visita Técnica em Petrópolis/RJ. Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h13 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h35

Estudantes do Terceiro Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Médio do IFNMG, Campus Teófilo Otoni, participaram na última semana, de 30 de outubro a 01 de novembro, de uma Visita Técnica na cidade do Brasil Imperial, Petrópolis, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Além dos estudantes, participaram da atividade os professores Thiago Bicalho Ferreira e José Willians Simplicio da Silva; e os técnicos administrativos Larisse Colen de Oliveira, Kirley Pereira e Zelito Viana Neves.

A cidade de Petrópolis/RJ é um verdadeiro tesouro histórico e cultural do Brasil. Fundada em 1843 por Dom Pedro II, a cidade foi concebida como um refúgio de verão para a família imperial. Hoje, é reconhecida não apenas por sua arquitetura singular, mas também pelo seu rico patrimônio histórico, que abrange desde o período imperial até os dias atuais. Nesta Visita Técnica, estudantes e servidores tiveram a oportunidade de explorar e compreender a importância cultural, social e econômica que Petrópolis desempenhou ao longo dos anos.

A Visita Técnica oportunizou à comunidade escolar conhecer diversos pontos de interesse histórico, científico, tecnológico e cultural da “Cidade de Pedro”, cada um oferecendo uma perspectiva única sobre a evolução de Petrópolis ao longo do tempo. São eles: Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro de Alcântara, Catedral Luterana de Petrópolis, Palácio Quitandinha, Supercomputador do LNCC, Palácio Imperial: Museu Casa de Santos Dumont e Castelo de Itaipava.

Ao caminhar pelas ruas históricas da “Cidade Imperial”, estudantes e servidores tiveram a oportunidade de avistar a Casa da Princesa Isabel, conhecer a Réplica do Avião 14⁰ Bis, a Casa de Rui Barbosa, o Museu de Cera e o Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Dentre tantas atividades realizadas na "Cidade de Pedro", os participantes da Visita Técnica tiveram ainda o privilégio de prestigiar o espetáculo "Um Sarau Imperial de Petrópolis". Um espetáculo interativo que transporta o público para o esplendoroso período imperial brasileiro, recriando a atmosfera de elegância e cultura que marcaram a corte de Dom Pedro II em Petrópolis.

O Diretor de Ensino, Professor Thiago Bicalho Ferreira (Informática), considera que a Visita Técnica em Petrópolis se mostrou extremamente proveitosa para o entendimento e aprofundamento dos aspectos relacionados ao curso de Informática, uma vez que, dentre tantas atividades realizadas, foi possível conhecer o maior computador da América Latina, o Supercomputador Santos Dumont.

Já o professor José Willians Simplicio da Silva (História) pontuou que a Visita Técnica a Petrópolis foi enriquecedora e inspiradora. Posto que a cidade, com sua rica herança cultural e histórica, ofereceu aos estudantes uma oportunidade única de imersão na história identitária do Brasil. Para o Prof. Willians, ao explorar os marcos emblemáticos e museus, os estudantes foram capazes de compreender de forma mais aprofundada o papel fundamental que Petrópolis desempenhou na formação e no desenvolvimento do nosso país.

Os servidores envolvidos na construção e execução do Projeto de Visita Técnica, tão significativo para a formação intelectual e profissional dos estudantes, agradecem ao apoio institucional dos Campi Teófilo Otoni e Januária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.