Portal IFNMG - XX SNCT E 1º Encontro de Egressos do Campus Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 18h55 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 18h55

Entre os dias 04 a 07 de dezembro, acontecerá no IFNMG - Campus Teófilo Otoni a 20 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT.

O evento, que é realizado em parceria com Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, este ano, trará o tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento local, oferecendo também uma oportunidade para a população conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente, daquelas realizadas nas instituições parceiras.

Em 2023, o Campus Teófilo Otoni terá, entre outras, a presença dos Egressos dos Cursos oferecidos pelo Campus, com relatos de experiência intra e extra institucional. O objetivo é partilhar com os estudantes do Campus, servidores e comunidade externa os percursos formativos vividos no IF e como essas experiências educacionais contribuíram e impactaram para melhor prepará-los para atividades de cunho profissional ou de continuidade acadêmica.

A SNCT tem se tornado uma significativa Política educacional, visando debater, estimular e realizar atividades de popularização da CT&I e desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos. O evento realiza diversas ações de divulgação científica como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, ida de cientistas às escolas, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios sempre com efetiva participação discente.

Alguns dos objetivos da Semana Nacional Integrada são:

• Promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos envolvidos;
  •  Promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais;
  • Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da sociedade teofilotonense e região;
  • Mostrar através dos trabalhos apresentados a importância de atividades científico-culturais na formação integral discente, além de contribuir para a divulgação e popularização da ciência, estimulando práticas interdisciplinares ou transdisciplinares como palestras, cursos, oficinas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios, atividades que conectem arte e ciência e outras ações de divulgação para o público em geral e comunidades circunvizinhas;

Enfim, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada entre a UFVJM e o IFNMG   tem por objetivo agregar conhecimentos científicos/tecnológicos nas mais variadas esferas do conhecimento e sobretudo fortalecer seu compromisso de inclusão social.

Venha fazer parte dessa jornada de conhecimento você também!

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

08:00 às 09:00 – Recepção dos Egressos e Inscrição (ANEXO DO AGRO);

09:30 – Abertura da Solenidade - I Encontro dos Egressos com Gestores e Ex-gestores;

10:00 – Cantinho da Saudade – Depoimento espontâneo dos Egressos;

11:00 – Homenagem aos Egressos;

11:30 – Tour pelo Campus e Plantio da “Árvore da Memória”;

12h – Encerramento com registro do Evento.