Portal IFNMG - Professor da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang realiza palestra sobre a Revolução Cultural Chinesa no Contexto da Guerra Fria no IFNMG Campus Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 19h04 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 19h07

Professor da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang realiza palestra sobre a Revolução Cultural Chinesa no Contexto da Guerra Fria no IFNMG Campus Teófilo Otoni Na manhã de hoje, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Teófilo Otoni, teve a honra de receber o Professor e Doutor em Ciência Política, José Medeiros da Silva, da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, localizada em Hangzhou, Nordeste da China.

O evento no formato híbrido foi marcado pela palestra intitulada Revolução Cultural Chinesa no Contexto da Guerra. A palestra reuniu estudantes, docentes e técnicos administrativos do Campus Teófilo Otoni, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade acadêmica aprofundar suas reflexões sobre um período crucial da história mundial. O Professor José Willians Simplicio da Silva, responsável pela organização do evento, destacou a importância de discutir a Revolução Cultural Chinesa dentro do contexto global da Guerra Fria.

O tema abordado pelo Dr. José Medeiros da Silva ganha relevância ao situar a Revolução Cultural Chinesa em um cenário marcado pela intensa tensão política, ideológica e militar característica da Guerra Fria. Esse período histórico não apenas influenciou as relações geopolíticas, mas também moldou o desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura em escala global, como evidenciado na historiografia, literatura e na ementa da disciplina de História.

A palestra não apenas ofereceu uma visão aprofundada sobre os eventos da Revolução Cultural Chinesa, mas também destacou como esses acontecimentos se entrelaçaram com os contextos regionais e internacionais da Guerra Fria. Os presentes puderam explorar as implicações desses eventos na formação da identidade chinesa contemporânea e compreender as ramificações desse capítulo da história mundial.

O Professor José Willians Simplicio da Silva ressaltou a importância de promover eventos que proporcionem uma análise crítica de momentos históricos significativos, permitindo que a comunidade acadêmica enriqueça seu entendimento sobre a complexidade das relações internacionais. A palestra marcou também o encerramento da disciplina de História dos Terceiros Anos dos Cursos de Informática, Agropecuária e Gestão Empreendedora Integrados ao Ensino Médio, consolidando o compromisso do IFNMG em proporcionar uma educação abrangente e contextualizada.

O evento não apenas enriqueceu o ambiente acadêmico do IFNMG, mas também promoveu a troca de conhecimentos entre culturas, fortalecendo os laços entre a instituição brasileira e a renomada Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang. O Campus Teófilo Otoni reafirma seu compromisso em proporcionar experiências educacionais enriquecedoras e continuar promovendo eventos que ampliem a visão de seus estudantes e profissionais.