Portal IFNMG - Apresentação dos primeiros TCC da Licenciatura em Física do Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Apresentação dos primeiros TCC da Licenciatura em Física do Campus Januária

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2013, 16h26 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2013, 16h26

tcc-fisica-01Aluno Tiago Pacheco e docentes Iza Cotrim, Sebastião Amorim e Edinei Paiva

O dia 08 de fevereiro de 2013 foi uma data especial para a Licenciatura em Física do Campus Januária: foram defendidos os primeiros trabalhos de conclusão de curso!

O curso de graduação de Licenciatura em Física teve seu início no campus no segundo semestre de 2008. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos componentes curriculares da Licenciatura em Física e consiste na realização de uma pesquisa científica em uma das linhas identificadas para o curso, a saber:

I. Física de Semicondutores para um Ensino Contextualizado
II. Instrumentação para Ensino de Física
III. O Ensino de Física sob um Olhar Didático-pedagógico
IV. Fundamentos de Física Aplicados no Cotidiano

O primeiro aluno do curso a defender seu trabalho foi o Tiago de Sousa Pacheco, orientado pelo professor Sebastião Batista Amorim. O trabalho "Construção e Exploração de um dispositivo experimental (um freio eletromagnético) para o estudo de conteúdos de mecânica e eletromagnetismo" foi apreciado pela banca examinadora, composta pelos professores Iza Manuella Aires Cotrim e Edinei Canuto Paiva.

Em seguida, a aluna Ritiele Cássia de Almeida Ferreira, orientada pelo professor Edinei Canuto Paiva, apresentou seu trabalho "Eletricidade: da geração à distribuição, aspectos históricos e proposta didática para o ensino". Fizeram parte da banca examinadora os professores Joaquim Pinto Gomes e Iza Manuella Aires Cotrim.

tcc-fisica-03
Professores Joaquim Gomes, Edinei Paiva, aluna Ritiele Ferreira e a professora Iza Cotrim

No mesmo dia  também apresentou seu TCC o aluno Elias Rodrigues de Souza, orientado pelo professor Joaquim Pinto Gomes. O trabalho "Conceito de eletrônica para instrumentação de ensino de Física" foi apresentado à banca examinadora, composta pelos docentes Edinei Canuto Paiva e Jefferson Suela.

tcc-fisica-02
Professores edinei Paiva, Jefferson Suela, aluno Elias Rodrigues e professor Joaquim Gomes

Parabéns aos alunos e professores!

Com informações da professora Iza Cotrim.