Portal IFNMG - Cinema comentado no IFNMG Campus Januária: incentivando a apreciação e o conhecimento da sétima arte Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2013, 15h56 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2013, 15h56

cinema

"O cinema pode ser uma importante ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, fomentando discussões, críticas, reflexões a respeito do social, a partir da obra cinematográfica, além é claro, de fomentar o apreço pela arte da representação".

A partir dessa visão sobre as possibilidades educativas da arte cinematográfica os professores do campus Januária Leandro de Aquino, Marli Fróes, Sérgio Leandro Neves e Edilson Barbosa organizaram o projeto de extensão "Cinema Comentado".

O projeto apresenta como alguns de seus objetivos: despertar o apreço pelo conhecimento da linguagem cinematográfica como mais um elemento constitutivo da formação dos alunos e incorporar a arte do cinema ao repertório cultural, ampliando, assim, a potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho.

O projeto prevê exibições de longas-metragens previamente escolhidos pelos professores organizadores, a serem exibidos todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, a partir das 17h30min, com produções cinematográficas que visem o enriquecimento educativo dos discentes/espectadores. No início da sessão, haverá uma breve descrição pelos organizadores acerca da obra e sua temática. Ao final, abrir-se-á o debate a respeito do filme.

O projeto terá início nesta próxima quarta feira (10/04/13), às 17h30min, no auditório da biblioteca do Campus. Estão convidados alunos, servidores e comunidade, não sendo necessário inscrição prévia. A entrada é franca.