Portal IFNMG - Servidores e estudantes do IFNMG Câmpus Januária marcaram presença no III FMEPT Ir direto para menu de acessibilidade.

Servidores e estudantes do IFNMG Câmpus Januária marcaram presença no III FMEPT

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2015, 15h39 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2015, 16h37

fotocapa

O III Fórum Mundial de Educação Profissional (FMEPT) ocorreu na última semana do mês de maio em Recife – PE, uma parceria do MEC e do IFPE. Vinte mil participantes envolvidos com a educação profissional, das iniciativas pública e privada.

Na sua terceira edição, o  FMEPT teve como tema central Diversidade, Cidadania e InovaçãoO Câmpus Januária participou da representação do IFNMG, enviando alunos e servidores para compor a programação do evento, bem como apresentar trabalhos científicos.

DSC 0295

Foram cinco atividades autogestionadas: os professores Karine Fróes e Giuliano Viana discutiram a empregabilidade dos alunos dos cursos de tecnologia; Lucienne Veloso apresentou o dicionário animado de libras, discutindo as tecnologias assistivas aplicadas a educação; Sebastião Amorim, representando a inovação tecnológica, apresentou o trabalho intitulado “Cabeça de varredura para microscopia de varredura por tunelamento de elétrons”; a feira de economia solidária contou com dois standes, sendo a discussão sobre moeda social empenhada pelo professor Felipe Guedes e a incubadora tecnológica de empreendimentos da economia solidária de responsabilidade de André Aristóteles e Amanda Pedrosa. Vários alunos foram envolvidos nas atividades autogestionadas, outros tantos participaram da programação do evento e apresentaram trabalhos científicos.

Giuliano 2 site

Outros nove servidores participaram da programação do Fórum, que incluía conferências, palestras e debates, apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, feiras temáticas. O IFNMG foi ainda representado pelo Câmpus Januária, por meio da apresentação de trabalhos científicos, a maior parte discutindo as vivências da instituição, tais como a construção de currículo integrado, os processos de unificação e construção da identidade institucional e a educação profissional discutida a partir da categoria gênero na experiência das mulheres alunas do PROEJA.

Fotopalestra Libras

Segundo informações do site oficial do Fórum, os participantes deverão esperar até o dia 05/06 para receber o certificado através do e-mail informado no ato de inscrição. A Secretaria Executiva do evento orienta os participantes a verificarem até a data-limite não só a caixa de entrada, mas também o lixo eletrônico e o spam.

economiasolidaria05

O prazo para o recebimento do certificado de quem apresentou trabalhos na Mostra de Pôsteres é de 30/06. No caso das atividades autogestionadas, a certificação não será emitida pela organização do FMEPT, mas sim pela instituição proponente de cada atividade. Para aqueles que trabalharam durante o evento, integrando a equipe de voluntários, apoio ou coordenação, os certificados serão disponibilizados até o dia 15/06.