Portal IFNMG - Franceses chegam para preparar participação do IFNMG em fórum internacional sobre Agroecologia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Franceses chegam para preparar participação do IFNMG em fórum internacional sobre Agroecologia

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2015, 19h21 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2015, 19h21

Dupla que integra organização do Fórum Internacional Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade ficará hospedada no Câmpus Januária, onde há um setor de Agroecologia (foto)

Dois franceses desembarcam em Minas Gerais neste sábado, dia 13, com uma missão a cumprir no IFNMG-Câmpus Januária: preparar professores e alunos para participar do Fórum Internacional Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade, que neste ano, terá como tema a Agroecologia.

 

Louis Becue e Simon Dusautoir serão recepcionados em Belo Horizonte pela professora Carla Pereira Silva, que se prepara para assumir a Assessoria de Relações Internacionais do Instituto. O primeiro compromisso que terão, no IFNMG, será participar da I Semana de Agroecologia do Câmpus Januária, que acontece na próxima semana, entre os dias 17 e 19.

Voluntários na organização do Fórum Internacional, que acontecerá em outubro, na região de Nord-Pas de Calais, ao Norte da França, Louis e Simon vêm ao Brasil patrocinados pelo governo de seu país. Eles ficarão hospedados até o próximo mês de setembro no Câmpus Januária, unidade que conta com um setor de Agroecologia consolidado, com experiência e projetos na área, coordenado pelo professor Sebastião Lourenço Henrique.

A dupla francesa orientará os dois professores e oito alunos do IFNMG que participarão do evento sobre a metodologia de realização e sobre as propostas de debates, seminários, projetos e outras atividades que o Instituto pederá apresentar para compor o Fórum.  

“Esperamos que, a vinda deles abra caminhos para uma relação contínua do Instituto com os liceus agrícolas da região francesa de Nord-Pas de Calais”, aposta o atual assessor de Relações Internacionais do IFNMG, Hilton Galvão.

Cooperação

O Fórum Internacional Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade é realizado a cada dois anos. Será a primeira vez que o IFNMG participará do evento. A comitiva brasileira contará com professores e alunos de outros três institutos federais do estado: IFMG, IF Sudeste MG e IFSULDEMINAS.

As primeiras articulações para a participação no evento aconteceram no final de 2013, quando o Hilton Galvão esteve no 3º Fórum de Atores, encontro de técnicos de diversas áreas de Minas Gerais e da região francesa de Nord-Pas de Calais, com o objetivo de construir uma agenda de trabalho de interesse mútuo. Na oportunidade, o governo do estado renovou o acordo de cooperação com a região francesa.

A atividade minerária, característica comum de ambos os territórios, foi o fator motivador para aproximação entre as duas regiões. Minas Gerais tem a mineração como uma das principais atividades econômicas, enquanto a região de Nord-Pas de Calais encerrou suas atividades minerárias em 1990, sofrendo bruscamente nos níveis social, ambiental, urbanístico, econômico as consequências do fim da exploração. Essa característica comum proporcionou o levantamento de potenciais áreas de cooperação e, em 2008, foi assinado um Acordo de Irmandade, estreitando o relacionamento com a França com o intuito de estabelecer cooperação descentralizada.

Com informações da Agência Minas
Foto: Herberth Willian
Criado em 12/06/15

Fim do conteúdo da página