Portal IFNMG - FUCAM busca parceria com o IFNMG para criação de Câmpus avançado em São Francisco Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2015, 10h44 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2015, 10h44

fucam 2

Dia 03 de agosto ficará marcado por mais um grande passo para a educação profissional e tecnológica em Minas. Nesta data, duas instituições tradicionais e cinquentenária, entre a quais o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Câmpus Januária e a Fundação Caio Martins - FUCAM se uniram em parceria para fortalecer a educação profissional e tecnológica na região do Norte de Minas Gerais.

O objetivo principal dessa parceria é a de somar forças para a instalação e construção de uma unidade do IFNMG na cidade de São Francisco, com intuito de levar cursos técnico-profissionalizante para jovens e adultos de São Francisco e região, além da oferta com a capacitação na formação permanente para servidores e professores da FUCAM.

Para concretizar mais essa ação, foi realizada no dia 03 do corrente mês, uma reunião, nas dependências do Câmpus Januária com representantes da FUCAM, na pessoa da Presidente Maria Tereza Lara e demais representantes daquela entidade, o Diretor Geral do Câmpus Januária, prof. Cláudio Montalvão e equipe gestora, além de representantes da Reitoria, o prof. Álisson Castro, representando o Reitor; o prof. Antônio Carlos, coordenador da EAD e o Diretor do Câmpus Diamantina prof. Júnio Jáber. A reunião transcorreu com vistas à sinalização da disposição ao diálogo e busca de ações que poderão ser realizadas, com intuito da oferta de maneira articulada e integrada aos cursos dos programas E-tec e Pronatec que atendam às demandas da FUCAM.

fucam 5

No primeiro momento, o Diretor- Geral procedeu a abertura da reunião, desejando boas-vindas à comitiva da FUCAM e aos representantes da Reitoria, demonstrando-se favorável ao estabelecimento da parceria. Na oportunidade, foram abordadas várias ações a curto e a longo prazo. A coordenadora da FUCAM, profª. Maria Tereza, foi bem objetiva e determinada, trazendo importantes coligações políticas para o desenvolvimento do projeto.

As ações a curto prazo serão a partir da estrutura já existente no Câmpus Januária, na oferta dos cursos do PRONATEC, EAD, BOLSA FORMAÇÃO na cidade de São Francisco, com a contrapartida daquele município, em relação à infraestrutura, espaço físico, pedagógico e logística, em cujo município, por sinal, já tem alguns cursos em andamento, por intermédio do Câmpus Januária.

As ações a longo prazo serão a soma de esforços para articulação e implementações de políticas juntos aos governos federal, estadual e municipal para a instalação de um Câmpus do IFNMG em São Francisco, o que para a presidente da FUCAM, o Diretor Geral do Câmpus Januária e o Prof. Álisson Castro é um vislumbramento bem possível. "Já existe uma parceria histórico entre ambas as instituições que sempre rendeu bons frutos, sendo que a finalidade é a mesma, apesar de que a oferta educacional das duas instituições contemplam níveis de ensino diferentes, salientou o Prof. Cláudio Mont' Alvão que considera importante dotar essa região carente de escolas de qualidade e diz não medir esforços para a realização deste sonho de criação de mais esse empreendimento.