Recursos Disponíveis
1. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais recebeu em doação do poder público municipal, como contrapartida para implantação do Campus Avançado Porteirinha, um imóvel urbano, contando com 21.942,95 m² de área total, onde funcionava o antigo “Centro de Apoio Integrado à
Criança – CAIC”. O processo de transferência de dominialidade deste imóvel ao IFNMG foi concluído e, portanto, a instituição já possui a escritura registrada e definitiva. Não há assim nenhum impedimento para o pleno uso do imóvel, bem como eventuais intervenções estruturais ou de caráter estrutural e/ou arquitetônico que se fizerem necessárias.
Neste perímetro, conta-se com iluminação externa e acessibilidade plena aos setores esportivos e culturais. O prédio do núcleo administrativo e pedagógico conta com aproximadamente 2500 m² de área construída, divididos em 3 (três) pavimentos, com previsão de acessibilidade plena pelo elevador. Há, ainda:
- 10 salas de aula com capacidade média de 40 alunos para cada;
- 01 biblioteca;
- 3 laboratórios de informática;
- 1 laboratório de eletroeletrônica;
- 1 laboratório de robótica;
- 1 laboratório de energias renováveis;
- 1 laboratório de máquinas elétricas e instalações elétricas;
- Ambientes diversos para apoio pedagógico;
- 1 cozinha industrial, despensa e espaço para lanchonete;
- 07 salas de natureza administrativa (01 ambiente administrativo, 01 secretaria/protocolo, 01 sala de professores, 01 sala para o diretor, 01 sala da Direção/Coordenação de Ensino, 01 sala da Direção/Coordenação de Administração; 01 sala para apoio ao estudante);
- 01 almoxarifado;
- Sala de Reunião para 15 pessoas;
- Banheiros: ao todo, o prédio pedagógico/administrativo conta com 10 (dez) banheiros distribuídos nos 3 (três) andares, com reserva por gênero, para professores, corpo administrativo e portadores de necessidades específicas;
- Ar-condicionado em todas as salas;
- Cercamento completo do Campus;
- Placa de identificação externa;
- Guarita com vigias por 24h;
- Estacionamento interno e externo;
- Horta comunitária em parceria com o município.
O imóvel possui espaços para práticas culturais e de esportes, a saber:
- Ginásio poliesportivo coberto, incluindo sanitários e vestuários. Este espaço pode ser utilizado também para outras práticas educativas e culturais;
- Quadra de esportes: descoberta, cercada por alambrado e com iluminação para atividades noturnas;
- Teatro de Arena;
- Campo de futebol;
- Área de convivência externa.
1.1.INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS
Os laboratórios constantes no Quadro 4, que se encontram-se em fase de estruturação, compõem o quadro de instalações e equipamentos específicos para a realização do curso.
Quadro 4: Laboratórios específicos para o curso
LABORATÓRIOS |
OBJETIVOS |
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Laboratório de Eletroeletrônica |
- Permite a leitura e interpretação de correntes elétricas e orienta a escolha dos melhores equipamentos para cada situação de trabalho prático. - Permite calibrar instrumentos de medição de grades elétricas e a utilização experimental destes instrumentos. |
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- Contêm fontes de alimentação alternadas e contínuas, gerador de funções, osciloscópios digitais, microcomputadores e microcontroladores, componentes eletrônicos, circuitos integrados e protoboards; o que permite trabalhar com análise de ondas, circuitos e sistemas microcontrolados. - Permite a montagem de circuitos eletrônicos de baixa e alta complexidade com oferta de equipamentos e instrumentos para confecção. |
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Laboratório de Instalações Elétricas e Máquinas |
- Contêm estruturas e materiais que permitem a montagem e o estudo de instalações elétricas prediais e industriais, máquinas rotativas, transformadores, bancadas educacionais de implementação de circuitos de máquinas elétricas e bancada didática de instalações elétricas. - Trata-se de um espaço onde o aluno desenvolve competências para prática segura, eficiente e adequada aos mais diversos propósitos de construção e instalação elétrica predial e industrial. |
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- Poderá também ser utilizado para a análise e a apresentação de soluções de automação predial e industrial. |
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- Presença de 5 (cinco) bancadas didáticas de grande variedade de implementação, desde aplicações simples a complexas com suporte para análise de máquinas CC, máquinas CA, transformadores, CLPs, equipamentos de segurança, análises energéticas e de resposta dos motores e geradores. - Há duas bancadas de instalações elétricas que possibilitam a implementação e entendimento de instalações elétricas prediais e industriais. |
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- Pode-se realizar testes operacionais, determinação de características eletromecânicas e execução de ensaios de rotina. |
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Laboratório de Energias Renováveis |
- Conta com painéis fotovoltaicos e equipamentos de medição e análise de fontes renováveis de energia. - Pode-se projetar e implementar projetos fotovoltaicos e, ainda, aplicar conhecimentos de energias renováveis na prática. |
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Laboratório de Robótica |
- Conta com espaço para desenvolvimento de projetos eletrônicos, pista para competição Mindstorm, kits de desenvolvimento Mindstorm e kits de desenvolvimento com Arduino. - É um espaço para desenvolvimento de programação, projetos eletrônicos e robóticos. - O espaço também será utilizado pela equipe de competidores da Olimpíada Brasileira de Robótica. |
1.2.BIBLIOTECA
A Biblioteca é um núcleo de apoio às atividades pedagógicas da Instituição, possuindo o acervo de exemplares a serem disponibilizados para o desenvolvimento do aluno. O acervo está dividido por áreas de conhecimento, facilitando, assim, a procura por títulos específicos. Os docentes e discentes matriculados no curso podem solicitar, por empréstimo, títulos cadastrados na Biblioteca.
Em termos de Biblioteca, é aconselhável que o Curso Técnico em Eletroeletrônica disponha de um acervo que contempla os títulos adotados como bibliografias básicas e complementares indicadas nos planos de ensino das disciplinas que operacionalizam as matérias.
Nesse sentido, a instituição deve implementar políticas de aquisição e empréstimo capazes de viabilizar o acesso dos alunos a um acervo atualizado. Nesse sentido, o papel do corpo docente é buscar continuamente a atualização de suas indicações bibliográficas de acordo com os objetivos do curso.
1.3.RECURSOS TECNOLÓGICOS
- Projetor multimídia;
- Tela para projetor multimídia;
- Aparelhos de DVD;
- TVs 32’’;
- Equipamentos de som.
Redes Sociais