Portal IFNMG - Bacharelado em Engenharia Química Ir direto para menu de acessibilidade.

Bacharelado em Engenharia Química

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h33 | Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2023, 13h20

O Curso de Engenharia Química do IFNMG, Campus Montes Claros – MG, tem como objetivo básico formar profissionais com um sólido conhecimento dos fundamentos da Engenharia Química e capazes de integrá-los, reestruturá-los e aplicá-los, de forma criativa, crítica e consciente, à operação, concepção, projeto e desenvolvimento de sistemas, produtos e processos, atendendo, assim, às demandas locais, regionais e nacionais, e também as perspectivas futuras da indústria química e dos setores afins. A aplicação consciente do conhecimento consiste no respeito aos princípios éticos, sociais e ambientais.

O Curso de Engenharia Química almeja proporcionar o desenvolvimento do discente, visando a prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o trabalho. Dessa forma, buscou-se articular os componentes curriculares de forma a associar as especificidades de formação profissional às de formação para cidadania.

Dentro desse contexto, o Curso de Engenharia terá como princípios norteadores da prática pedagógica a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a valorização das experiências extraclasse.

- Nome do curso: Engenharia Química
- Modalidade: Bacharelado
- Tipo: Superior
- Habilitação: Engenheiro(a) Químico(a)
- Ano de implantação: 2012
- Ato de autorização: Resolução CS n° 62/2011, de 15 de dezembro de 2011
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50% SISU, 50% vestibular
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Intergal
- Tempo para integralização do curso: Mínimo – 5 anos; Máximo – 7,5 anos
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Conceito ENADE 4)

- Perfil do egresso

Os discentes formados no Curso de Engenharia Química do IFNMG - Campus Montes Claros serão profissionais que possuem uma visão holística e humanista; que detêm um perfil crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético, com forte formação técnica; estando aptos a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; com a capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, de formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; que adotam perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; que consideram os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; atuando, sempre, com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

pdf Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2022

pdf Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2020

pdf Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019 - Atualização 12-12-2019

pdf Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2011

pdf Matriz Curricular do Curso – 2022

Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.
Consulte os horários do curso

Colegiado
Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE
Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.
Informações sobre o NDE

Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis
Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
Conheça as possibilidades de ingresso

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.
Repositório de TCCs
Consulte mais informações sobre o Repositório de TCCs.