ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Nome do curso: ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Modalidade: EAD
Tipo: Lato sensu
Ano de implantação: 2022
Ato de autorização: RESOLUÇÃO CS N° 12/2015, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015
Total de vagas ofertadas anualmente: Conforme Edital
Número de vagas ofertadas por turma: Atendimento da demanda
Número de vagas disponibilizadas: Atendimento da demanda
Número de vagas ofertadas por turma: Atendimento da demanda
Periodicidade de ingresso: Conforme abertura de Edital
Turno de funcionamento: EAD
Tempo para integralização do curso: imediata
Público Alvo: Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais – Projeto Trilhas de Futuro Educadores
Pré Requisitos: Ser Servidor da Educação do Estado de Minas Gerais
Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Perfil do egresso: De maneira articulada aos objetivos gerais propostos pelo MEC para o conjunto de cursos de especialização para formação dos profissionais do magistério, o curso de especialização em ensino de matemática para o Ensino Médio, reafirmando a concepção de um processo formativo que estabelece o permanente diálogo entre os conhecimentos teóricos da matemática e as práticas desenvolvidas no espaço das salas de aula do ensino médio brasileiro, vislumbra que os professores cursistas:
● problematizem seu próprio lugar de professores de matemática;
● compreendam o ensino de Matemática como um espaço de aquisição da linguagem científica;
● pensem, de forma crítica, os fundamentos epistemológicos de uma didática da matemática;
● elaborem uma postura crítica sobre o lugar e o sentido de ensinar matemática no ensino médio brasileiro;
● encontrem elementos para aprimorar sua formação Matemática;
● experienciem novas possibilidades para ensinar e aprender Matemática e para apreciar seu trabalho;
● promovam um ensino que possibilite a formação de professores autônomos e emancipados.
O presente curso de especialização em ensino de matemática com foco no Ensino Médio se configura, pois, em uma importante ação na perspectiva de se construir respostas para os desafios colocados na atualidade para a área, de modo a oferecer contribuições teórico metodológicas que propiciem um ensino de matemática no Ensino Médio dinâmico, interativo, pautado no diálogo entre aluno e professor sobre a área de conhecimento, a escola e o mundo, priorizando o espaço e o tempo vividos pelos sujeitos, nas diferentes escalas. É assim que o aluno pode compreender como e porque se processam as relações sócio-histórico espaciais cotidianas, fundamentais na formação da cidadania plena na sociedade brasileira
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Redes Sociais