Pós-graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
Modalidade: EAD
Tipo: Especialização
Ano de implantação: 2018
Ato de autorização: Resolução 63/2022
Total de vagas ofertadas anualmente: Conforme Edital
Número de vagas ofertadas por turma: Atendimento da demanda
Número de vagas disponibilizadas: Atendimento da demanda
Número de vagas ofertadas por turma: Atendimento da demanda
Periodicidade de ingresso: Conforme abertura de Edital
Turno de funcionamento: EAD
Tempo para integralização do curso: imediata
Público Alvo: Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais – Projeto Trilhas de Futuro Educadores
Pré Requisitos: Ser Servidor da Educação do Estado de Minas Gerais
Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 hora
Perfil do egresso:
7.1 atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime,
igualitária;
7.2 compreender o seu papel na formação dos estudantes com deficiência da educação básica a partir
de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento
destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização diante das suas deficiências;
7.3 trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos com deficiência em
diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
7.4 dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico- metodológicas
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voltadas para o atendimento de AEE;
7.5 identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa,
integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de
exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e
outras;
7.6 demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambientalecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de
necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
7.7 realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade
sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender;
7.8 utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e
científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses
conhecimentos;
7.9 identificar as necessidades e as habilidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
7.10 elaborar e executar plano de atendimento que elimine as barreiras para a plena participação no
ambiente escolar;
8. 11 produzir e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade.
8.12 utilizar o uso dos recursos de tecnologia assistiva;
8.13 estabelecer articulação com o professor da sala comum para a implementação e avaliação dos
serviços e recursos de acessibilidade.
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